Ouvidoria registra aumento nas reclamações

Balanço do primeiro trimestre de 2010 aponta um crescimento de 25% nas estatísticas em relação ao 4º trimestre de 2009 e de 8% em relação ao mesmo período do ano passado

A Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo divulga o relatório do 1º trimestre de 2010 em cumprimento à Lei nº 13.167/01, que criou o órgão. Foram 4.737 reclamações, sugestões e elogios registrados entre os meses de janeiro a março de 2010.

As estatísticas apresentaram um aumento em relação ao trimestre anterior (25%) e em relação ao mesmo período do ano passado (8%). No final do ano de 2009, o órgão remanejou a organização do atendimento, justificando o aumento nas estatíticas, uma vez que a equipe passou por treinamento.

Dentre as naturezas mais reclamadas, a maior parte apresentou um aumento, no comparativo entre o mesmo período do ano passado, no número de reclamações, com exceção de Iluminação pública e Jardinagem, que diminuíram suas demandas na Ouvidoria.

Ranking das mais reclamadas
As naturezas com maior número de reclamações são: Iluminação pública (614) protocolos; Qualidade no atendimento (603); Jardinagem (333); Leve Leite (315); Buraco em via pública (313); Escolas (287) e Impostos e taxas (208). Jardinagem e Buraco em via pública são naturezas de competência das subprefeituras.

Apesar de ocupar a primeira posição no ranking, a Iluminação pública apresentou a maior queda com -27%. De 843, no primeiro trimestre de 2009, caiu para 614 protocolos, em 2010.

Qualidade no atendimento teve um aumento de 9,8% em relação ao primeiro trimestre de 2009. De 549 registros passou para 603, em 2010. A natureza abrange tanto secretarias (512) quanto subprefeituras (91). A secretaria que reúne o maior número de queixas é a Executiva de Comunicação, com 103 reclamações, seguida pela Coordenação das Subprefeituras (91) e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (71).
Jardinagem é a terceira natureza mais reclamada com 333 demandas. Uma redução de quatro protocolos em relação ao mesmo período do ano passado. O serviço de jardinagem envolve capinação, poda ou remoção de árvore, neutralização de raiz, entre outras.

A natureza Leve Leite é referente ao programa de distribuição de leite da Secretaria Municipal da Educação. Houve um aumento da estatística: de 7 passou para 315, em 2010, em decorrência da alteração da logística de entrega do produto. Antes, a entrega era feita nas escolas. Hoje, quem faz a distribuição é os Correios.

Outra natureza que apresentou aumento foi Buraco em via pública com 313. No mesmo período do ano anterior havia 265, um acréscimo de 18% nas estatísticas.

Em sexto colocado está a natureza Escolas com 287 protocolos. Um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2009, quando havia 221 manifestações. Escolas são reclamações de falta de vagas em creches e principalmente no ensino fundamental.

Impostos e taxas apresentou um grande aumento em relação ao mesmo período do ano passado: de 29 protocolos passou para 208. A natureza envolve vários órgãos, mas as que concentram o maior número de queixas são as secretarias do Verde e do Meio Ambiente, com 163 registros, e Finanças, com 42.

Órgãos mais reclamados
A secretaria que reúne o maior número de reclamações é a de Educação com 757 protocolos. Na sequência está a de Serviços (654), responsável pela limpeza urbana, iluminação pública e pelos serviços funerários. Em terceiro está a Secretaria Municipal da Saúde com 419 protocolos.

Em quarto está a Secretaria Municipal de Transportes com 313 protocolos, sendo as empresas mais reclamadas dentro da pasta são a CET (102) e a SPTrans (184).

Das subprefeituras, a que reúne o maior número de reclamações é a Lapa com 104, seguida por Itaquera (95), Ipiranga (88) e Butantã (87).

Confira o relatório na íntegra aqui

Relatórios trimestrais anteriores