Ouvidora de São Paulo faz apresentação sobre prevenção de conflitos na Prefeitura de Praia Grande

A apresentação tratou das principais contribuições de uma Ouvidoria para a gestão pública e para a resolução de problemas

A convite da ouvidora da Estância Balneária de Praia Grande, Angelita Dulce da Silva Rodrigues, a ouvidora geral do Município de São Paulo (OGM-SP), Maria Lumena Balaben Sampaio, apresentou nesta terça-feira (14) para cerca de 70 funcionários da administração local as iniciativas da OGM-SP para contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços públicos municipais e com a prevenção de conflitos com o cidadão. 

No evento, que contou com a participação da vice-prefeita de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, a ouvidora de São Paulo apresentou as principais atribuições da Controladoria Geral do Município (CGM-SP) e alguns procedimentos estabelecidos no novo Manual da OGM-SP (saiba mais aqui).

Em seguida, tratou do papel da Ouvidoria como mediadora de conflitos e como interlocutora entre o munícipe e a Prefeitura. Segundo Sampaio, a Ouvidoria é uma peça importante na gestão pública, pois seus resultados são ferramentas de gestão e integração entre órgãos da administração pública na resolução de problemas. “Os resultados obtidos pela Ouvidoria a partir da manifestação dos cidadãos são fundamentais na prevenção de conflitos, pois eles auxiliam o órgão a alterar um procedimento ou política pública que pode evitar um possível conflito”, destacou.

Ao final da palestra foram feitas perguntas. Uma das questões dirigidas à ouvidora foi sobre como saber se o serviço foi executado corretamente após a solicitação do munícipe. Sampaio explicou que o próprio cidadão é o fiscalizador do serviço, isso porque, caso ele não tenha ficado satisfeito com o resultado, procurará novamente a Ouvidoria.

Outra questão levantada foi a articulação entre os diferentes órgãos públicos em relação às manifestações registradas pelas ouvidorias. No caso de São Paulo, as ouvidorias da municipalidade se reúnem mensalmente para trocar experiências e garantir uma cooperação entre elas. Além disso, está estabelecido um diálogo diário em busca de eficiência.

Para o subcomandante da Guarda Municipal da Praia Grande, Luiz Fernando Zeferino, a palestra foi de extrema importância para esclarecer a questão da articulação dos órgãos. “Esse eixo de ligação é fundamental para viabilizar o trabalho de todos”, comentou. Ele também perguntou à ouvidora sobre como lidar com questões de natureza mais complexa, como tráfico de drogas. Sampaio explicou que primeiro é preciso ter claro as atribuições de cada órgão para depois dar o encaminhamento correto a esses assuntos dentro da Ouvidoria.

O ouvidor da Guarda Civil Metropolitana da Praia Grande, coronel Antonio Biazotto Filho, também destacou a importância da palestra da ouvidora de São Paulo para ajudar na implementação de novos mecanismos de trabalho. “Foi muito bom ouvir, foi uma visão esclarecedora e aprofundada que vai auxiliar na formulação da Ouvidoria local que é recente”. 

Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria é um órgão da Controladoria Geral do Município. Atua para contribuir com o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e os órgãos municipais. Deve ser acionada (saiba como) quando o munícipe não obtiver resposta ou solução satisfatória, sentir-se mal-atendido ou desejar fazer uma denúncia contra servidores ou órgãos municipais.