Controladoria elabora manual para aprimorar os procedimentos da Ouvidoria

Órgãos e entidades deverão ter dois pontos focais para a interface com a OGM

A Controladoria Geral do Município (CGM-SP) elaborou um novo manual de procedimentos para a Ouvidoria Geral do Município (OGM). A medida visa o aprimoramento dos processos de encaminhamento das demandas dos munícipes e da interface da Ouvidoria com os órgãos e entidades da Administração, além de permitir a melhoria da avaliação de desempenho dos serviços públicos municipais. O novo manual (leia a íntegra) foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo no dia 9 de agosto (Portaria Nº33/2014/CGM).

Dentre as novas normas, ficou estabelecido que cada órgão da Prefeitura deverá ter dois pontos focais responsáveis pela interlocução com a Ouvidoria, além de um email específico para essa comunicação. Caso os pontos focais não respeitem o prazo estipulado para as respostas às demandas dos munícipes ou deixem de encaminhar as respostas, a Controladoria comunicará a autoridade máxima do órgão e apontará a omissão nos relatórios de comunicação de resultados.

Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município
A Ouvidoria é um órgão da Controladoria Geral do Município. Atua para contribuir com o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e os órgãos municipais. Deve ser acionada (saiba como) quando o munícipe não obtiver resposta ou solução satisfatória, sentir-se mal-atendido ou desejar fazer uma denúncia contra servidores ou órgãos municipais.