Atribuições

Ouvidoria Geral da Cidade de São Paulo

Atribuições: 
 
  • Orientar a atuação das demais unidades de ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal;
  • Examinar manifestações referentes à prestação de serviços públicos pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal;
  • Propor a adoção de medidas para a correção e a prevenção de falhas e omissões pelos responsáveis pela inadequada prestação do serviço público;
  • Produzir estatísticas indicativas do nível de satisfação dos usuários dos serviços públicos prestados no âmbito do Poder Executivo Municipal; 
  • Contribuir com a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos;
  • Identificar e sugerir padrões de excelência das atividades de ouvidoria do Poder Executivo Municipal;
  • Sugerir ao Controlador Geral a propositura de medidas legislativas ou administrativas, visando a corrigir situações de inadequada prestação de serviços públicos;
  • Promover capacitação e treinamento relacionados às atividades de ouvidoria;
  • Analisar as denúncias e representações recebidas na Controladoria Geral do Município, encaminhando-as, conforme a matéria, às unidades competentes para a adoção das medidas cabíveis.

 

Diretrizes:

  • Atuar com legalidade;
  • Fomentar a participação popular;
  • Elaborar recomendações;
  • Promover a inteligência da informação;
  • Contribuir para a eficiência, eficácia e efetividade da máquina pública;