SPObras mantém viva a história do edifício Sampaio Moreira

Considerado primeiro arranha-céu da cidade, edifício abrigará a sede da Secretaria Municipal de Cultura

 O edifico Sampaio Moreira, localizado no centro antigo da cidade, é um dos mais importantes prédios de São Paulo. Tombado como patrimônio histórico, o edifício da década de 20, é restaurado pela SPObras e abrigará a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura

Com o trabalho de restauro busca conjugar o passado com a modernidade adequando o edifício às exigências de segurança. O 5º andar manterá toda a característica original do prédio, como salas, pisos, portas e azulejos. Um dos destaques luxuosos será o desenho na praça central, no piso, relembrando a sombra que o balão dirigível Zepelim fez ao sobrevoar o prédio, em 1930.


Dirivel Zeppelin sobrevoando a cidade de São Paulo, em 1933
 

Atualmente a obra conta com 27 funcionários, que concentram os trabalhos na preservação e restauro dos assoalhos, fachadas externa e interna e instalações elétricas e hidráulicas.

Com 12 andares e uma cobertura que chama a atenção pela vista para o Vale do Anhangabaú e do Theatro Municipal, o prédio foi considerado o primeiro arranha-céu da cidade, com 54 metros de altura. O nome é uma homenagem ao seu antigo proprietário, Sampaio Moreira.


Dirivel Zeppelin sobrevoando a cidade de São Paulo, em 1933
 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 08/07/2016