Secretaria do Verde e SPObras realizam audiência pública para discutir o licenciamento da ligação viária Pirituba-Lapa

 

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a SPObras realizaram nesta segunda-feira (25) a primeira audiência pública para apresentar e colocar em discussão o projeto e o licenciamento ambiental da ligação viária Pirituba – Lapa. O encontro aconteceu no Centro Cultural Tendal da Lapa e contou com a presença de 170 munícipes, entre eles moradores dos bairros Lapa e Pirituba, entidades sociais, vereadores, além dos técnicos da Prefeitura de São Paulo.

A ligação viária Pirituba-Lapa será um novo complexo viário que melhor atenderá o intenso fluxo de veículos da região noroeste da cidade. O empreendimento tem início na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, faz a transposição sobre o rio Tietê, até chegar à Rua John Harrison. Contará com pista de mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para os ônibus.

A mesa diretora foi composta pelos prefeitos regionais da Lapa e de Pirituba/Jaraguá, Carlos Fernandes e Ivan Renato de Lima, respectivamente; pelo coordenador geral do CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), José Manuguerra; pelo representante da consultoria Ambiente Brasil - responsável pela elaboração do estudo de impacto ambiental -, Guilherme Castanho; e pelo superintendente de projetos da SPObras, Roberto Moura.

A primeira exposição da noite ficou a cargo de Roberto Moura, superintendente de projetos da SPObras, que apresentou o projeto sob os aspectos da engenharia, com croquis e mapas dos traçados, além de exibir um vídeo com mais detalhes sobre o empreendimento. Moura também enfatizou os benefícios esperados, principalmente em relação à melhoria expressiva da mobilidade urbana da região. Segundo estudos feitos por simulações, os ônibus terão até 15 minutos reduzidos no novo trajeto, um ganho considerável para quem circula pela região.

Roberto Moura apresenta o projeto de engenharia

As mudanças propostas pelo projeto refletirão na redução dos conflitos viários na Av. Raimundo Magalhães e em maior fluidez no trânsito no Alto da Lapa e na Av. Marquês de São Vicente. O empreendimento também visa enfrentar o problema de drenagem na passagem inferior da Linha 8 – Diamante da CPTM, que atualmente sofre com alagamentos.

Em seguida, Guilherme Castanho, da consultoria Ambiente Brasil, apresentou os pontos mais relevantes do estudo de impacto ambiental (EIA) e do relatório de impacto ambiental (RIMA) do empreendimento, cujas íntegras estavam disponíveis para consulta dos presentes. Sob o ponto de vista ambiental, Guilherme esclareceu ao público quais etapas e medidas mitigatórias serão necessárias à viabilização da obra.

Guilherme Castanho apresenta o EIA-RIMA

Após as exposições, vinte e quatro inscritos fizeram suas colocações à mesa. Os representantes da Prefeitura de São Paulo registraram as sugestões apresentadas para avaliar sua aderência ao projeto e sua viabilidade técnica.

A segunda audiência pública sobre o tema será realizada na próxima quarta-feira (27) na Sociedade Holandesa de São Paulo, em Pirituba.

Links úteis:

Estudo de Impacto Ambiental
Apresentação do projeto
Vídeo

Assessoria de Comunicação de SPObras
26/9/2017