Interlagos é escolhido para o primeiro teste do PMO

A implantação do Escritório de Gestão de Empreendimentos (PMO) na SPObras avançou, com apenas cinco meses de trabalho. Sete processos de gestão já foram desenhados e serão colocados em prática nas obras complementares do Autódromo de Interlagos. “Estamos quebrando um paradigma na administração pública”, afirma o presidente da empresa Vitor Aly. “A SPObras será mais produtiva, transparente e ágil na execução de projetos e obras na cidade".

Os sete processos que serão utilizados nas obras do Autódromo de Interlagos são a elaboração: da pré-análise do empreendimento, do termo de abertura, da declaração de escopo, da análise de risco macro e da análise de risco, além do gerenciamento de riscos e disponibilização de informações gerenciais.

O primeiro passo é a pré-análise do empreendimento, que ocorre no momento em que a SPObras recebe a demanda de um cliente e analisa sua viabilidade. Nesta etapa, o empreendimento recebe pareceres de todas as áreas técnicas envolvidas.

O processo que vem em seguida é a elaboração do termo de abertura do empreendimento. Nele constam informações mais consistentes, como sua justificativa; descrição do escopo e produtos; principais clientes; premissas do empreendimento; restrições; ligação com outros empreendimentos ou iniciativas da SPObras; estrutura analítica do projeto; datas e marcos do empreendimento; fontes de recursos possíveis; orçamento resumido; principais riscos. Nesta etapa é feita a escolha de um gestor do empreendimento, que irá acompanhá-lo até a entrega da obra.

A declaração de escopo é a descrição mais minuciosa da obra. São detalhados todos os itens e serviços incluídos e excluídos. O objetivo é garantir que os empreendimentos gerenciados pela SPObras estejam padronizados em todas as suas etapas, além de evitar excessivas alterações de projeto ao longo do ciclo de vida de um empreendimento.

Os três processos que envolvem a análise de riscos do empreendimento - análise de riscos macro, análise de riscos, gerenciamento de riscos - auxiliarão a empresa a planejar estratégias para identificação, análise, respostas, monitoramento e controle de riscos. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos – aqueles considerados oportunidades – e minimizar a exposição aos eventos que podem impactá-lo negativamente.

Por último, foi desenvolvido um sistema para a disponibilização de informações gerenciais, que basicamente reúne o conjunto de dados de um empreendimento (licitações, contratos, fontes de recursos, desapropriações, interferências, licenças ambientais, projetos e obras) organizado e estruturado de forma confiável para ser utilizado não somente no processo decisório, bem como por todas as áreas empresa.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
22/05/2017