Projeto do complexo viário Pirituba – Lapa chega à terceira audiência pública

 A SPObras realizou a terceira audiência pública para apresentar e pôr em discussão o projeto de ligação viária Pirituba – Lapa. O encontro aconteceu no CEU Vila Atlântica, em Pirituba, nesta terça-feira (27). Representando SPObras, Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos, conduziu o evento feito em três etapas.

A primeira fala da noite ficou sob-responsabilidade da socióloga Fátima Antunes, da Secretaria de Cultura, que deu ao público um histórico geográfico e social da ocupação daquela extensa área hoje conhecida como Lapa, Pirituba, Jaraguá. Confluência de caminhos, antiga rota de entrada e saída da futura metrópole, no século 18 chegou a ser usada por bandeirantes à procura de ouro.

A audiência aconteceu no auditório do CEU Vila Atlântica e contou com grande presença da comunidade

 Ricardo Pereira apresentou o projeto sob os aspectos da engenharia, os croquis com os mapas e traçados das novas pistas, readequações geométricas, desapropriações e demais dados específicos da engenharia de trânsito. Delson Lapa, gerente de contratos, expôs o que acontece na área ambiental, esclarecendo etapas e medidas necessárias e quais ações são coordenadas com a Secretaria do Verde para que projetos desse porte tenham impactos reduzidos.

A obra, também chamada de Ponte de Pirituba ou Ponte Raimundo Pereira de Magalhães, será um novo e definitivo complexo viário que atenderá o intenso fluxo de veículos naquela área, passando sobre o rio Tietê, nos dois sentidos, com destino a muitas regiões da cidade. A nova ponte começa na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, passa por cima do rio Tietê e chega à Rua John Harrison e terá mão dupla, ciclovia e pista exclusiva para os ônibus.

Foram feitas apresentações sobre o histórico da região, sobre os aspectos técnicos do projeto e também sobre o licenciamento ambiental da obra

 Para resolver um problema antigo que sufoca o trânsito, a rua John Harrison será alargada, terá duas pistas e ciclovia. Diversas linhas de ônibus serão remanejadas para passar pela ponte. Segundo estudos feitos por simulações, os ônibus terão 25 minutos reduzidos com o novo trajeto.

O projeto reduzirá os conflitos viários na Av. Raimundo Pereira de Magalhães e dará fluidez ao trânsito no Alto da Lapa e também na Av. Marquês de São Vicente. Também acabará com o alagamento na passagem inferior da Linha 8 – Diamante, da CPTM.

Passada a palavra ao público, as manifestações de moradores de Pirituba e da Lapa deixaram à mostra discordâncias e dificuldades para se chegar a um consenso.

A mesa foi composta por vereadores, subprefeitos e técnicos da SPObras

Os moradores de Pirituba não querem que se construa uma alça de acesso da ponte à Marginal Tietê. Já os moradores da Lapa solicitam que a alça seja construída.

Quinze representantes dos moradores deram seus depoimentos e defenderam suas posições, dividindo a plateia sobre a real necessidade de se construir uma alça de acesso à via expressa da Marginal do Tietê.

A direção de SPObras registrou todas as sugestões apresentadas pelos moradores, de representantes de associações e do Conselho Participativo Municipal, para em seguida avaliá-las junto aos órgãos competentes e dar o melhor encaminhamento técnico às sugestões ao projeto.

Clique aqui para ter acesso às apresentações.

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 28/01/2015