Prefeito Fernando Haddad faz vistoria nas obras do Corredor Inajar de Souza – Centro

O prefeito Fernando Haddad esteve nesta sexta-feira (17), na zona norte da Capital, para fazer vistorias nas obras do Corredor Inajar de Souza – Centro. Quando fez a primeira visita ao canteiro de obras aberto por SPObras, Haddad destacou que as obras de mobilidade teriam investimento do PAC Mobilidade Urbana.

O novo corredor terá extensão de 14,6 quilômetros de pavimento rígido, projetado especialmente para receber veículos de grande porte como os ônibus biarticulados, que recebem carga muito pesada e exigem pista exclusiva para dar velocidade às viagens.

A obra fará a ligação do Terminal Vila Nova Cachoeirinha ao centro, seguindo o trajeto pelas avenidas Inajar de Souza, Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Giannotti, Rudge, Rio Branco até a Praça do Correio, no Vale do Anhangabaú.
Até o momento, 10% do percurso já foi realizado, o que evidencia a prioridade que o governo municipal vem dando à melhoria do trânsito. 

O prefeito Haddad fez questão de conferir “in loco” a obra e percorreu a pé um trecho da Av. Marquês de São Vicente; depois visitou as obras no leito da pista localizada na esquina da rua Norma Pieruccini com a rua Anhanguera. O prefeito esteve acompanhado secretário de Infraestrutura Urbana, Osvaldo Spuri, e do secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, além do diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras, Ricardo Pereira e do Chefe de Gabinete de SPObras, Omir Abílio de Almeida.

O corredor que ligará a zona noroeste ao centro da cidade

O novo corredor terá a função de estabelecer uma ligação rápida por transporte coletivo entre a região noroeste e o centro da cidade. Toda a extensão do corredor terá faixa exclusiva à esquerda que será constituída em pavimento rígido e nas paradas serão implantados rebaixamentos de calçada na travessia de pedestres; e as plataformas das paradas terão altura de vinte e oito centímetros – atualmente tem noventa centímetros – para a operação dos ônibus atuais de piso baixo.

• Recursos: PAC-MOBILIDADE URBANA
• Objeto:
Execução de obras e serviços de engenharia para a requalificação e reforma do corredor.
Substituição de abrigos.
Readequação de plataformas.
Recuperação do pavimento rígido.
• Valor: R$ 169 milhões
• Situação da Licitação: Contratado
• Desapropriação: Previsto 11 desapropriações
• Reassentamento: Não Previsto
• Integração: Terminal Vila Nova Cachoeirinha
• Status: 10% da obra já foram executados

A extensão total deste novo corredor será de 14,6 quilômetros, sendo cinco quilômetros na Av. Inajar de Souza, quatro quilômetros na Av. Marquês de São Vicente e na Av. Norma Pieruccini Giannotti, um quilômetro na Av. Ordem e Progresso, um quilômetro na Av. Rudge, três quilômetros na Av. Rio Branco e seiscentos metros na Av. Rio Branco até a Praça dos Correios. 

Também será realizada a requalificação da estrutura já existente, com colocação de pavimento rígido em toda extensão do corredor, demolição das antigas e altas plataformas de ônibus para deixá-las na altura de vinte e oito centímetros, instalação de novos abrigos e nova sinalização e atendimento à legislação de acessibilidade.

As demolições feitas nas obras serão 100% recicláveis, já que todo o material fresado será reciclado e reaproveitado na própria obra. Os resíduos das demolições serão enviados para a usina de reciclagem da prefeitura, localizada ao lado da ponte da Pompéia, onde serão transformados em material granular a ser reutilizado na estrutura do pavimento.

Serão desapropriados dezesseis imóveis na Rua Comendador Martinelli, no sentido Bairro-Centro, para acréscimo de uma faixa de ônibus. O número de faixas variará de três a cinco em todo o percurso.
 

 

Trecho da obra na Avenida Marquês de São Vicente

 

Da esquerda para a direita: Osvaldo Spuri - Secretário de Infraestrutura Urbana, Nunzio Briguglio - Secretário de Comunicação, Jilmar Tatto - Secratário de Transportes, e Prefeito Fernando Haddad

 

Prefeito Haddad, ladeado por Jilmar Tatto e Ricardo Pereira, Diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras

 

Obra no leito da Pista na Rua Norma Pieruccini Giannotti

 

Ricardo Pereira mostra o projeto do novo viário urbano

 

Apresentações sobre o corredor Inajar de Souza:
Link 1
Link 2

 

Assessoria de Comunicação

SPOBRAS - 17/01/2014