Prefeitura acelera Programa de Mobilidade Urbana com expansão do corredor Inajar de Souza

Com 14,6 km de extensão, a requalificação do corredor da Av. Inajar de Souza ligará a Praça dos Correios à Vila Nova Cachoeirinha

Na manhã de sexta-feira (30/08), em visita ao canteiro de obras aberto por SPObras na zona norte, o prefeito Fernando Haddad e autoridades receberam imprensa e moradores para anunciar o início do projeto de requalificação e expansão do corredor de ônibus da Av. Inajar de Souza, na Freguesia do Ó, obra da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em São Paulo.

Com 14,6 km de extensão, o novo corredor Inajar de Souza recebe investimentos da ordem de R$ 169 milhões, dos quais R$ 129 milhões são do Governo Federal, R$ 40 milhões são contrapartida da Prefeitura de São Paulo e R$ 5 milhões são do Tesouro, também da Prefeitura.

A nova obra evidencia a prioridade que o Governo Municipal tem dado à solução do problema dos congestionamentos, hoje motivo de stress e prejuízo para o paulistano. “Nossa intenção é dobrar o coeficiente de construção (de habitações) ao longo dos grandes eixos, isso vai trazer as pessoas mais para perto do trabalho, reduzindo o tempo com as viagens”, comentou o prefeito Haddad.


Com início na Praça dos Correios, o corredor seguirá um longo trajeto até o Terminal Vila Nova Cachoeirinha. Seu percurso passa pela Av. Inajar de Souza, segue pelas avenidas Marquês de São Vicente, Norma Giannotti, Ordem e Progresso, Rudge e Av. Rio Branco. Faz parte ainda do projeto a construção de uma passagem subterrânea, exclusiva para ônibus, com 370 m de extensão, entre as avenidas Marquês de São Vicente e Norma Giannotti. Dessa forma, a fluidez será maior, uma vez que alguns obstáculos serão evitados.

Osvaldo Spuri, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, acrescenta: “Hoje nós temos estudos técnicos que mostram que os corredores têm impacto de 20% na melhoria da mobilidade urbana, por isso o prefeito vai investir nessa obra. A prioridade é o transporte público”. Jilmar Tatto, secretário de Transportes, completa: “É uma prioridade da cidade. O prefeito determinou acelerarmos (a implantação) as faixas exclusivas e estamos trabalhando. A meta do governo era 150 km até 2016 e nós vamos fazer 220 km até o fim de 2013”.

Também acompanhando o prefeito no evento, Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento e Projetos de SPObras, traz uma informação importante: “Nossas obras têm gestão ambiental. Todo material demolido para a construção do corredor será reutilizado no processo de requalificação, o que significa economia e o fim do desperdício”.

Aguinaldo Ribeiro, Ministro de Cidades, completa : "Esta é uma alternativa rápida para solução e melhoria do transporte coletivo. Queremos oferecer um transporte de boa qualidade. Não tem como cobrar que as pessoas utilizem o transporte público se não dermos alternativa”, comentou o ministro.

Julio Eduardo dos Santos, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, foi uma das pessoas que mais ajudaram a trazer os recursos federais para São Paulo. Para ele, é fundamental o investimento do município no transporte coletivo.

Acessibilidade

O projeto de SPObras inclui também todos os requisitos exigidos pela legislação de acessibilidade.

O corredor atual, construído apenas no sentido bairro – centro, será também reformado e receberá pavimento rígido. Outro corredor, no sentido bairro-centro será implantado. As altas plataformas de ônibus, que medem 90 cm de altura, serão demolidas, novas plataformas receberão os usuários em altura mais confortável, de 28 cm, novos abrigos serão instalados e nova sinalização será implantada.

O diretor de SPObras conta que esse foi o primeiro corredor construído na capital paulista com porta à esquerda, em 1991, durante o governo da ex-prefeita Luiza Erundina. Na época, como os ônibus tinham o piso elevado, as plataformas de embarque eram construídas com quase um metro de altura.

Hoje, os ônibus estão mais modernos e o piso mais baixo até para facilitar a acessibilidade para os cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Por isso a necessidade de troca de plataforma e a total requalificação de todo o corredor.

O Terminal Correio, ponto inicial do corredor Inajar de Souza, também será objeto da requalificação.

Diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras explica o projeto ao prefeito Fernando Haddad

 

Parte do canteiro de obras na avenida Inajar de Souza

 

Assessoria de Comunicação
SPOBRAS – 03/09/2013