Cemitério da Consolação tem roteiro para conhecer esculturas

Visitas turísticas aos cemitérios são comuns nos paises da Europa e, em São Paulo, o Cemitério Consolação vem atraindo muitos turistas do Brasil e do mundo

Quando o assunto é obra de arte logo o associamos aos museus e galerias de arte. Porém, é possível conhecer as obras de importantes escultores, nas necropoles paulistanas. A administração do Cemitério da Consolação recebe, mensalmente, mais de cinquenta agendamentos para a visita monitorada, entre paulistanos, turistas, além de instituições de ensino.


O local, com uma área de 76.340 m², fundado em 1858, abriga mais de 300 obras de artistas renomados, como o “Grande Anjo", de Vitor Brecheret, “Prece”, de Bruno Giorgi, “Anjo da Guarda”, de Enrico Bianchi, “Pietá”, de Eugênio Prati, “A Lenda Grega”, de Nicola Rollo, entre tantos outros.

Além disso, intelectuais, poetas e homens públicos estão sepultados no Cemitério Consolação. Muitos têm seus nomes em municípios, ruas, avenidas e hospitais, como, por exemplo, Líbero Badaró, Anália Franco, Pérola Byington, Jorge Street, Franco da Rocha, Tarsila do Amaral, Emílio Ribas e Júlio de Mesquita.

Os túmulos dos ex-presidentes da República Washington Luís e Campos Sales, dos ex-governadores Jorge Tibiriçá, primeiro chefe do Executivo Paulista, e Carvalho Pinto, além do jazigo do primeiro prefeito de São Paulo, Antônio da Silva Prado, políticos que fazem parte da história brasileira, estão localizados na necrópole, considerada um verdadeiro museu a céu aberto.

Porém, não são somente as obras e os sepultados famosos que atraem os visitantes, mas também a grande quantidade de imponentes mausoléus. Um dos mais célebres  é o da família Matarazzo, o maior da América Latina, com 25 metros de altura, do subsolo ao pico, obra de Luigi Brizzolara. Mas, há, ainda, outros que merecem ser lembrados pela magnitude arquitetônica, como o mausoléu em forma de capela que reproduz uma catedral gótica italiana.

O SFMSP promove no Cemitério Consolação,  visitas monitoradas, todas as sextas-feiras, às 14h, para público em geral.

Para agendar, envie e-mail para assessoriaimprensa@prefeitura.sp.gov.br, com o nome completo do(s) visitante(s) e número de RG.