Iniciativa de servidores ajuda no restauro e organização de documentos históricos do Serviço Funerário do Município de São Paulo

Servidores têm voluntariamente colaborado com a restauração de documentos históricos do SFMSP.

 

Na foto: Setor de Arquivo do Crematório da Vila Alpina com parte dos livros já restaurados e reorganizados. 

Com o decorrer dos anos, o número de documentos e arquivos do Serviço Funerário foi aumentando e, consequentemente, tornado sua organização cada vez mais complexa, assim como seu manuseio. Por isto, servidores têm, voluntariamente, colaborado com a conservação deste livros de registro, preservando, assim, a memória da cidade de São Paulo e atendendo às necessidades dos munícipes que procuram por estes documentos históricos.

O crematório da Vila Alpina é um dos exemplos. Em seu setor de arquivo, a sala que antes vivia cheia de caixas com registros e livros, está sendo totalmente revitalizada. Os livros com registros de cremação têm recebido restauração nas capas com papel Kraft, e uma etiqueta localizada na lombada com as informações que facilitam a visualização na busca, como o ano que foram feitos e o número de registro. Forma que também ajuda na organização, já que estão sendo realocados em prateleiras de acordo com os anos.

Além disso, desde o ano passado, o Cemitério São Pedro com ajuda de estagiários do Serviço Funerário do Município de São Paulo também tem colocado em prática um projeto de restauro dos livros de óbitos, tanto em sua parte externa quanto interna. Para isto, os livros têm sido manualmente desmontados e reorganizados. Folhas já comprometidas são restauradas ou substituídas por páginas novas sem comprometer as informações que nela constam, como nome, data de falecimento, entre outros.

Ainda, é inserido um sumário de nomes para localização, junto com uma capa nova feita de papel Kraft. Essas partes novas são acrescentadas e costuradas novamente na lombada do livro, que ganha além de uma cara nova, mais praticidade na localização, estrutura melhor e maior resistências.

Restauro e digitalização dos livros

A Superintendência do Serviço Funerário do Município de São Paulo também vem se reunindo com diversas instituições de ensino e entidades filantrópicas interessadas em colaborar com o restauro e digitalização dos livros de registro localizados nos cemitérios municipais de São Paulo.

Entre as reuniões mais recentes, Mario L. S. Silva, que representou a organização Family Search Internacional, líder no uso da tecnologia e dos processos para captura de imagem, conversão digital, preservação de documentos históricos, e indexação e acesso online. Entre as pautas em comum com a Autarquia, a digitalização dos livros de registro de cemitérios públicos da capital paulista, a fim de preservar os documentos oficiais e históricos da cidade.