GCM reforça segurança no Cemitério São Paulo e recupera peças de bronze em tentativa de furto

Os familiares cujos túmulos sofreram tentativa de furto podem dirigir-se à administração da necrópole para fazer a identificação da peça recuperada; feito isto, ela será reposta no jazigo

A Guarda Civil Metropolitana flagrou um homem tentando furtar peças de bronze no cemitério São Paulo, nesta madrugada (21). Os familiares cujos túmulos sofreram a tentativa de furto podem dirigir-se à administração da necrópole, para fazer a identificação da peça recuperada e sua reposição no jazigo.

A GCM tem colaborado efetivamente com a segurança dos cemitérios municipais. No início deste ano, a superintendência do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Maísa Rosa Alves, e a chefe de gabinete, Patrícia Barros se reuniram com o Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Oliveira, para tratar do assunto.

Durante o encontro, foram apresentados alguns dos problemas mais recorrentes quanto à segurança das necrópoles e o SFMSP pediu reforços no atendimento à população, através de rondas e proteção fixa. O cemitério São Paulo foi um dos requisitados e o flagrante da última madrugada está entre os avanços da parceria.

Boletim de Ocorrência

Como os túmulos são concessões privadas, quando há furtos em jazigos que estão em cemitérios públicos, é fundamental que o concessionário registre o Boletim de Ocorrência, ainda que os administradores dos cemitérios estejam orientados a dirigir-se à delegacia para lavrar o B.O, quando informados de furtos por funcionários ou jardineiros e construtores. Estes boletins colaboram para investigações da Polícia Civil do Estado, especialmente nos casos de receptadores de peças de bronze que atuam em cemitérios.

Segurança

A segurança nos cemitérios municipais é feita, a priori, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Os cemitérios que não possuem efetivo fixo da GCM recebem rondas periódicas e, em casos de ocorrências relacionadas à segurança pública, atuam em parceria com a Polícia Militar do Estado. No entanto, a população também pode colaborar, ajudando a combater esses crimes, ligando para o telefone 153 da GCM ou 190 da Polícia Militar ao constatar irregularidades.