Superintendência do SFMSP recebe membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Durante o encontro, o CICV e o SFMSP compartilharam e informações e conhecimentos sobre como levar alívio aos familiares de pessoas desaparecidas

A Superintendência do Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) se reuniu com representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na última terça-feira (24), para apresentação dos projetos em curso realizados pela Autarquia Municipal e pela organização internacional, a fim de colaborar na busca por pessoas desaparecidas.

A coordenadora forense regional do CICV, Olga Lucia Barragán, e a assistente forense Patrícia Badke, falaram sobre a metodologia da organização utilizada para colaborar na busca por desaparecidos em todo o mundo. Entre algumas das ações, foi apresentada a publicação “Viver com a ausência – ajuda às famílias dos desaparecidos”, formulada para conscientizar sobre a situação de pessoas desaparecidas e seus familiares.

Já o SFMSP reiterou o trabalho feito através da publicação, desde 2014, de falecidos não reclamados e desconhecidos encaminhados pelo Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbitos da Capital (SVOC) para sepultamento gratuito, em cemitérios públicos de São Paulo. Desde a publicação, que é feita todas as sextas-feiras, no portal da Autarquia e aos sábados no Diário Oficial do Município, mais de 10 de pessoas já retornaram o contato confirmando terem encontrado a pessoa procurada. Link da publicação online aqui.

Durante a reunião, o CICV e o SFMSP compartilharam conhecimentos sobre como levar alívio aos familiares de pessoas desaparecidas. A troca de informações deve consolidar ainda mais os projetos realizados.

O CICV abordou, ainda, o projeto de criação de um sistema de estratégias para enfrentar a problemática do Desaparecimento no Estado de São Paulo e a importância de que isto tenha um fluxo de comunicação dinâmica entre os órgãos. O trabalho, iniciado em setembro de 2016, conta com a participação da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP) e da Grande São Paulo (DEMACRO), Ministério Público do Estado de São Paulo, Instituto de Identificação (IIRGD), além de Secretarias Municipais e Serviço Funerário do Município de São Paulo.

Além das representantes do CICV, participaram do encontro a superintendente do SFMSP, Maisa Rosa Alves e sua chefe de gabinete Patrícia Barros, bem como os assessores técnicos da Autarquia, André Coutinho e Universina D’Elia Branco Coutinho. Foram acertados alguns passos da cooperação com o Comitê junto aos cemitérios municipais de São Paulo, além de um Curso de Identificação, que será realizado em abril de 2017 e dois servidores da Autarquia Municipal poderão participar.


Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento

Em dezembro de 2016, foi lançada a “Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento”, a fim de oferecer orientações aos familiares ou amigos em busca de pessoas desaparecidas. O material destaca os passos para ampliar as chances de localização e os direitos dos familiares ao longo da busca, bem como uma lista de contatos de entidades que podem prestar auxílio.

A cartilha foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, e integra informações e colaborações de diversas Secretarias Municipais e órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social, PLID (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos) e Serviço Funerário do Município de São Paulo. Acesse a Cartilha aqui.

A Superintendência do Serviço Funerário reiterou o interesse em seguir os trabalhos que colaborem com a continuidade de ações interinstitucionais, interfuncionais e intersetoriais e que ajudem na forma de lidar, prevenir e criar um sistema de enfrentamento ao desaparecimento.