Cemitério Tremembé recebe mutirão contra a dengue e vistoria de condições de trabalho de funcionários

Mais de 15 sacos de lixo foram recolhidos nessa ação; na mesma semana, o cemitério passou por vistoria de condições de trabalho e estado de conservação do local

Servidores e sepultadores do cemitério Tremembé realizaram, com apoio de jardineiros cadastrados na necrópole, um mutirão contra a dengue, nesta quinta-feira (19). Foram retirados vasos colocados sobre os jazigos ainda com plásticos, garrafas pet e sacolas plásticas deixadas pelos visitantes.

Mais de 15 sacos de lixo foram recolhidos nessa ação, que vem sendo feita em todos os 22 cemitérios municipais. Os vasos de mármore que ficam fixos nas concessões foram enchidos com areia para, dessa forma, evitar água parada.

Devido ao período de chuvas frequentes, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) tem intensificado cada vez mais essas ações nos cemitérios municipais através de seu Grupo de Combate à Dengue no intuito de evitar que o mosquito Aedes Aegypti se prolifere. No próximo dia 28 (sábado), será a vez do cemitério da Consolação.


PPRA PCMSO e Laudo Ergonômico

Para atender as exigências do Ministério Público do Trabalho, o cemitério Tremembé também passou por uma vistoria, coordenada por engenheiros e equipe de Serviço Social do SFMSP, a fim de elaborar o laudo de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e Laudo Ergonômico.

Nesta vistoria, realizada última terça-feira (17), foram entrevistados sepultadores e funcionários da parte administrativa do cemitério, para avaliar suas condições de trabalho. Até a conclusão do laudo, ainda serão feitas avaliações gerais do cemitério como risco ambiental, avaliação de ruído, calor e luminosidade, risco mecânico de acidentes.

O PPRA também será realizado em outros cemitérios públicos. Além do Tremembé, que está em andamento, já foi entregue ao Ministério Público do Trabalho o programa de vistoria do cemitério Freguesia do Ó.