Cemitério Tremembé receberá mutirão de limpeza, manutenção e zeladoria

Após alerta da população, iniciaram-se mutirões para conter o mato alto e recolher vasos com água parada

Após alertas de munícipes sobre a zeladoria do cemitério Tremembé, o Serviço Funerário do Município de São Paulo verificou as denúncias e iniciou ações de manutenção na necrópole, entre elas, um mutirão de limpeza realizado neste fim de semana. Vasos de flores antigos que estavam acumulando água foram recolhidos e roçadeiras começaram a retirar o mato que tem crescido mais rápido por conta dos períodos chuvosos.

O cemitério Tremembé possui 80 mil m² e serviços de limpeza e manutenção de áreas comuns devem ser feitos diariamente, divididos por setor. Por isto, será feita uma reunião com a equipe contratada para manutenção de áreas verdes, a fim de verificar como anda o cronograma de limpeza do local.

Túmulos em comisso
O Cemitério Tremembé possui muitos túmulos que passaram por processo de comisso, ou seja, túmulos em que foi constatado o abandono por parte da família e cujo SFMSP retomou para que outra família pudesse adquirir sua concessão. Muitas vezes, estes túmulos dão a impressão de que o cemitério está abandonado como um todo, por estarem quebrados ou mal cuidados, por isto, a Superintendência fará uma força-tarefa para limpar estes túmulos e colocar placas de sinalização indicando que os jazigos estão à venda.

Vale esclarecer que a medida só pode ser tomada em túmulos já retomados pelo poder público; túmulos que ainda estão em processo de comisso não podem ter qualquer tipo de intervenção, nem mesmo da Prefeitura. Nestes casos, a Autarquia irá seguir a medida já utilizada nos cemitérios Araçá e Consolação, com placa “Túmulo sujeito a interdição”.

Visita aos cemitérios
A superintendente e a chefe de gabinete do Serviço Funerário do Município de São Paulo, Maísa Rosa e Patrícia Barros, que assumiram a Autarquia na última semana, têm se reunido com equipes de trabalho e, no sábado (7) iniciaram visitas a cemitérios, agências e velórios, a fim de realizar uma vistoria e conhecer a dinâmica de zeladoria dos espaços cemiteriais municipais. Na quarta-feira (4), também haviam conhecido o estoque de urnas da Vila Guilherme.