Manutenção do espaço da Feira da Madrugada

Núcleo de manutenção concluiu as obras no espaço da Feira da Madrugada.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, por intermédio do Núcleo Técnico de Manutenção dos Próprios Municipais iniciou as obras do espaço da Feira da Madrugada em julho de 2013 e entregou os serviços concluídos no fim do ano.

As obras consistiram na execução da nova reconfiguração dos boxes, recondicionamento da parte elétrica e pisos, recuperação dos telhados e coberturas, recuperação e revisão da rede hidráulica atendendo as determinações do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e das normas de segurança vigentes.

O local foi fechado para a execução das obras e readequações, que são orientadas pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

O custo foi de R$ 4 milhões.

O fechamento foi determinado em 30 de abril. Em 9 de maio uma liminar na 24ª Vara Federal permitiu que o local ficasse aberto. Após vistoria do Corpo de Bombeiros as reformas realizadas pelos lojistas foi considerado insuficientes, assim baseado na avaliação dos bombeiros a Prefeitura recorreu da decisão e a liminar foi cassada.

História

A Feira da Madrugada começou na rua 25 de Março, no centro de São Paulo, e logo em seguida migrou para região do Brás. A feira era na rua e funcionava antes do horário das lojas, e por este motivo ficou conhecida como ‘Feira da Madrugada’. Existem vários bolsões na região do Brás que funcionam neste horário, entre 3h e 10h, com a venda de diversos produtos. Mas a maior concentração fica nas ruas Oriente, São Caetano, e Monsenhor de Andrade, englobando as travessas da região. Em 2006 a feira deixou as ruas e ocupou um antigo estacionamento de ônibus. O galpão de 137mil m² onde a Feira da Madrugada funciona desde 2004, é um espaço que pertence a União e foi cedido à Prefeitura. O local atrai diariamente aproximadamente 25 mil pessoas e é considerado um centro de compras.

texto atualizado até fevereiro de 2015