Raia Olímpica da USP receberá muro de vidro

Após ouvir principais demandas dos frequentadores, muro que divide a universidade da marginal será substituído por painéis de vidro para dar mais visibilidade à área. SMSO e SPObras serão responsáveis pela coordenação das obras.

 O muro que há 21 anos separa a Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo, será substituído por painéis de vidros que, além de modernizar a área, permitem a visualização da raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) e diminuem o ruído. O projeto, apresentado pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira (19), levou em consideração as principais demandas dos frequentadores da raia. O custo total do projeto está orçado em R$ 15 milhões, totalmente doados pela iniciativa privada.

Novo muro permitirá visualização da raia olímpica e diminuirá o ruído
 

“A nossa intenção é integrar ainda mais a Universidade de São Paulo à vida da cidade. Coloca-la como parte integrante do dia-a-dia dos cidadãos da cidade e com aqueles que utilizam a Marginal Pinheiros, via de maior fluxo na América Latina que recebe 3,5 milhões de pessoas diariamente. A existência do muro representa um confinamento da universidade em relação à cidade”, afirmou o prefeito.

Em maio deste ano, a Prefeitura anunciou a retirada do muro, que inicialmente seria substituído por grades. Após os usuários demonstrarem preocupação em relação ao aumento do ruído e de monóxido de carbono na raia, a Prefeitura, a USP e os patrocinadores optaram pela instalação dos painéis de vidro como a melhor solução, atendendo 100% desta reivindicação. “A ideia é devolver o território da USP para São Paulo, aumentando a visibilidade desta área de uma forma integrada com a sociedade”, disse o prefeito.

“É um dia para comemorarmos. A universidade é parte da sociedade, parte da comunidade, e ela deve se integrar à cidade de todas as formas para não perder a sua função”, ressaltou o reitor da USP, Marco Antonio Zago.

A medida foi possível graças ao apoio da Prefeitura, que apresentou o projeto a empresários de diversos setores e auxiliou a USP a acertar parcerias com a operadora de saúde Prevent Sênior e as empresas GCL Brasil, Estrutec Engenharia, Falcão Bauer, Guardian Vidros e Espelhos, Tempermax, Ci&Lab, Votorantim/CBA, Magna Studio, Farah Service e Frances Alves (veja abaixo a lista de todas as empresas).

O projeto é assinado pelo escritório de arquitetura Jóia Bergamo e conta com o apoio e coordenação do diretor geral do shopping D&D e ex-presidente da Casa Cor, Angelo Derenze. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

A previsão é que a obra seja iniciada em setembro deste ano para ser entregue no início de 2018, a Secretaria de Serviços e Obras e a SPObras irão coordenar os trabalhos. O projeto prevê a demolição do muro que separa a raia olímpica da Marginal Pinheiros e a substituição por um painel de 2,2 quilômetros de extensão, feito por alumínio e vidros suspensos com a ajuda de uma barreira de concreto. Serão três metros de vidro e um metro de concreto, totalizando quatro metros de altura. A acústica é considerada igual ou superior ao muro de concreto existente e todo o material utilizado é 100% reciclável.

Para não atrapalhar o trânsito na Marginal e garantir a segurança dos motoristas e frequentadores, o vidro será temperado, com 10 milímetros de espessura e película de proteção. O material é cinco vezes mais resistente que um vidro comum. A reflexão também se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros. Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços, que ficam aderidos na película.

Todo o trecho contará com câmeras de monitoramento. Também serão feitos o paisagismo e a iluminação por LED da área. O projeto de iluminação, com valor estimado em R$ 150 mil, foi desenvolvido e doado à universidade pela light designer Frances Alves, e contará com mais de mil refletores LED instalados por toda extensão da raia. O objetivo é valorizar a beleza da natureza do local. Os equipamentos utilizados no projeto foram doados pela GCL Brasil.

A USP fica na região da Prefeitura Regional do Butantã, que irá acompanhar os trabalhos de demolição do muro. Desde abril, a USP está promovendo um chamamento público para pessoas físicas ou jurídicas que tenham interesse em doar bens, valores ou serviços para o desenvolvimento do projeto de revitalização da área. 

A raia olímpica, paralela à Marginal Pinheiros, é um conjunto esportivo destinado à prática do remo e da canoagem. Conta com vestiários, sala de musculação, pista rústica, barcos e garagem. A raia olímpica, inaugurada em 1973, tem 2.200 metros de extensão por 100 metros de largura.

Sobre a Jóia Bergamo

Com quase 30 anos de carreira, a designer de interiores Jóia Bergamo possui trabalhos no Brasil e nos Estados Unidos. Possui escritórios com sedes em São Paulo e em Miami que desenvolvem anualmente cerca de 150 projetos. Seus trabalhos são sinônimos de qualidade e atendimento exclusivo, atuando em áreas residenciais, corporativas e comerciais.

O foco principal de seu trabalho é a assessoria prestada ao cliente, pensando sempre em realizar seus sonhos e desejos, com orientação para não fugir da tendência, modernidade e funcionalidade.

Sobre a Prevent Senior

A Prevent Senior é a operadora de saúde que atua desde 1997 pensando no adulto+. Possui uma rede própria, composta pelos Hospitais e Prontos-Atendimentos Sancta Maggiore, Núcleos de Medicina Avançada e Diagnóstica e Núcleos especializados em Cardiologia, Dermatologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia/Traumatologia e Reabilitação, médicos de diversas especialidades e outros profissionais da saúde que trabalham de forma integrada.

Veja todas as empresas envolvidas com o projeto:

  • Jóia Bergamo Arquitetura e Design de Interiores – Projeto arquitetônico e gerenciamento
  • Prevent Senior – Financiamento e montagem da obra
  • Estrutec Engenharia – Projeto civil e metálico
  • Falcão Bauer – Sondagem
  • Guardian – Fornecimento de vidros
  • Tempermax – Beneficiamento dos vidros
  • Ci&Lab – Projeto e laudo dos vidros
  • Votorantim/CBA – Fornecimento da estrutura em alumínio anodizado
  • Magna Studio – Projetos 3D e animação
  • Farah Service – Revitalização e paisagismo
  • GCL Brasil – Fornecimento da iluminação de LED
  • Frances Alves - Projeto de iluminação interna
  • Angelo Derenze – Apoio e coordenação

19/07/2017
Secretaria Especial de Comunicação