CGE registra madrugada mais fria do ano em São Paulo

A madrugada desta sexta-feira (02) foi a mais fria de 2017 até o momento, de acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). Os termômetros variaram em torno dos 11,5 °C em média nas horas mais frias desta madrugada e as menores temperaturas absolutas foram registradas pelas estações meteorológicas automáticas de Capela do Socorro, com 8,6°C, e de Parelheiros, com 9,1°C, ambas na Zona Sul da cidade. “Por exemplo, por volta de 01h da madrugada de hoje foram registrados 14°C no termômetro da estação da Vila Prudente, enquanto a sensação térmica estava em torno de 9°C na região”, comenta o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia. “Isso ocorre por conta do avanço do ar frio e seco. A nebulosidade diminuiu durante a madrugada, as temperaturas apresentaram rápido declínio e, em alguns momentos, os ventos proporcionaram maior sensação de frio”, completa Garcia.
Até então, as menores temperaturas mínimas médias de 2017 haviam sido aferidas no dia 28 de abril de 2017, com 13,3°C. Não fazia tanto frio em São Paulo desde 20 de novembro de 2016, quando a média da temperatura mínima chegou a 11,4°C e a mínima absoluta foi de 8,7°C em Capela do Socorro.
A marca dos termômetros ontem e hoje justificou o estado de alerta para baixas temperaturas na cidade, em vigor desde às 16h24 de ontem (01). Os estados de atenção e alerta para baixas temperaturas são decretados pela Defesa Civil com base nos dados meteorológicos do CGE - o primeiro quando a sensação térmica em São Paulo oscila entre 10°C e 13°C e o segundo quando a sensação térmica é inferior a 10°C.

Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias as madrugadas seguem frias, porém as máximas, observadas durante as tardes, serão maiores devido ao predomínio de sol, que ajudará a amenizar a sensação de frio.
O sábado (03) começa com variação de nuvens e temperatura baixa. No transcorrer do dia, o ar seco ganha força e o sol predomina, o que vai facilitar a elevação da temperatura e espantar a sensação de frio. Mínima de 11°C e máxima de 23°C.

O domingo (04) começa com formação de neblina, o que vai restringir a visibilidade nos aeroportos e rodovias da Grande São Paulo. Ainda pela manhã, a nebulosidade se dissipa e o sol passa a predominar. Os termômetros variam entre 12°C e 26°C. O dia vai terminar com aumento de nebulosidade, porém não há previsão de chuva.