Dia Meteorológico Mundial

 Nesta quinta-feira (23) comemora-se o "Dia Meteorológico Mundial", estabelecido em convenção que criou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta data, em 1950. Hoje o dia amanheceu com sol entre poucas nuvens e termômetros na casa dos 16,4ºC. O predomínio de sol desde as primeiras horas da manhã vai favorecer significativamente a elevação das temperaturas, que devem chegar facilmente aos 28ºC, enquanto as taxas de umidade do ar se mantêm entre 40% e 90%. A alta pressão atmosférica vai garantir mais um dia ensolarado e sem previsão de chuvas na Capital paulista.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Os próximos dias seguem com sol entre poucas nuvens e grande amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas máxima e mínima ocorridas durante o dia.

Na sexta-feira (24) as condições atmosféricas não mudam muito. Madrugada com termômetros na casa dos 17ºC e amanhecer com sol entre poucas nuvens. As temperaturas se elevam rapidamente e podem superar ligeiramente os 29ºC durante a tarde. Os menores índices de umidade do ar se mantêm acima dos 45%. A partir do fim da tarde, retornam as condições para a ocorrência de pancadas isoladas de curta duração e baixo potencial para a formação de alagamentos.

No sábado (25) as condições atmosféricas se repetem. Madrugada ainda com sensação de frio e termômetros na casa dos 17ºC. Ao longo do dia esquenta e a sensação será de uma tarde agradável, com sol entre poucas nuvens e temperatura máxima na casa dos 29ºC. Os percentuais de umidade ficam mais baixos, mas sem atingir níveis críticos, com valores entre 43% e 90%. Entre o fim da tarde e o início da noite com a chegada da brisa marítima ocorrem chuvas rápidas e isoladas com baixo potencial para a formação de alagamentos.