Feriado prolongado de Carnaval terá sol, calor e chuva

Temperaturas seguem acima dos 30ºC na Capital paulista

De acordo com previsão da equipe de meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o feriado prolongado de Carnaval deve transcorrer com sol e chuva no final das tardes.
"Nos próximos dias a propagação de uma frente fria pelo oceano deve provocar maior variação de nuvens e precipitação na forma de pancadas, principalmente no final das tardes", explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.
Pouca coisa muda nas condições do tempo na sexta-feira (24) que deve ser mais um dia abafado com sol e variação de nuvens na Grande São Paulo. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 32°C. A chegada da brisa marítima e a aproximação de uma frente fria provocam chuvas na forma de pancadas entre a tarde e à noite, inclusive nas primeiras horas dos desfiles das escolas de samba.
No sábado (25) a propagação do sistema frontal pelo oceano causa maior variação de nuvens, mas o sol aparece e deixa o tempo abafado no decorrer do dia. As temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas de 32°C. "Novamente as chuvas ocorrem na forma de pancadas que se concentram no período da tarde e podem se prolongar até as primeiras horas da noite", comenta Pantera.
Já no domingo (26) a frente fria se afasta para oceano, mas ainda ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre a região Sudeste no período da tarde. São esperadas mínimas de 20ºC e máximas de 30ºC.
A segunda-feira (27) e a terça-feira (28) seguem com a mesma condição. As temperaturas permanecem altas com mínimas de 19ºC e máximas em 30ºC. “A propagação de áreas de instabilidade, novamente causa chuvas no período da tarde, podem ocorrer pontos de maior intensidade com rajadas de vento”, comenta o meteorologista.
Segundo os modelos numéricos de previsão estendida, a semana após o Carnaval segue com condições típicas de verão, ou seja, sol, calor, sensação de tempo abafado e chuvas nos finais das tardes.