Capital paulista tem novo recorde de temperatura máxima

Segundo dados do CGE, foram registrados 34ºC em média na Cidade

 De acordo com dados das 28 estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, distribuídas em diversos pontos da Cidade, na tarde desta sexta-feira (17) foi computada a maior temperatura máxima do ano com 34ºC. Porém no bairro de Capela do Socorro, Zona Sul, esse valor foi ainda maior com 36,6ºC.

Anterior a esse dado, a temperatura máxima mais alta do ano havia ocorrido no dia 14 de fevereiro com 32,9ºC de média na Cidade, ou seja, uma diferença de 1,1ºC. Neste mesmo dia, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste, esse valor foi ainda maior, já que os termômetros chegaram aos 35,1ºC.
Comparando com os dois últimos anos, a maior temperatura máxima de 2016 foi de 33,8ºC no dia 31 de janeiro. Já em 2015 a média foi de 36,5ºC registrada no dia 19 de janeiro.

"A presença de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o estado vem mantendo o céu com poucas nuvens, permitindo o predomínio de sol, favorecendo a rápida elevação das temperaturas e provocando tardes de muito calor. Desde o dia 11 deste mês, a média de temperatura máxima na Cidade supera os 30ºC", explica o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

Segundo previsão dos meteorologistas do CGE, essa condição de tempo seco e altas temperaturas permanece durante o fim de semana, porém os modelos numéricos de previsão indicam o retorno de chuvas mais generalizadas. "Até o fim de fevereiro o sistema de alta pressão atmosférica enfraquece, desta forma, as chuvas voltam a ocorrer de forma mais significativa nos finais de tarde, associadas com o aumento dos índices de umidade relativa do ar e a propagação de áreas de instabilidade", finaliza Pantera.