Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras lança Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas

São Paulo dá mais um passo para se tornar uma cidade mais sustentável e ambientalmente responsável

 A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) lançou nesta sexta-feira (6) o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas, contendo as diretrizes e parâmetros sustentáveis que serão referência para os novos projetos de edifícios municipais. O evento de lançamento contou com a presença do secretário adjunto da secretaria, Luiz Ricardo Santoro, e reuniu servidores da Prefeitura de São Paulo e representantes de entidades ligadas à construção civil.

A concepção do manual atende a meta 33 do Programa de Metas da cidade de São Paulo 2017-2020, cujo foco é implantar um novo padrão de uso racional da água e eficiência energética em 100% dos novos projetos de edificações. A meta está alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que deverão ser atingidos até 2030.

Elaborado pelo Departamento de Edificações (EDIF) da SIURB com o apoio de especialistas, o manual consolida as boas práticas adotadas pela Prefeitura nos projetos de novas edificações, visando o uso racional e sustentável dos recursos naturais por meio do uso de novas tecnologias de menor impacto ambiental e de matérias primas mais eficientes. O manual passará a ser um instrumento obrigatório para as futuras contratações de projetos e obras de escolas, hospitais, centros culturais e bibliotecas, por exemplo.

João Cantero, diretor de EDIF, faz a abertura do evento

O guia aborda conceitos como o uso de equipamentos elétricos, sistemas de iluminação e ar condicionado de alta eficiência energética; redução de consumo, reaproveitamento da água e implantação de coletores solares para aquecimento da água; além da gestão dos resíduos durante a construção. Todas essas medidas permitirão uma melhoria significativa na eficiência energética e no uso racional da água.

Regina Gouveia, diretora da divisão técnica de projetos de EDIF, apresenta detalhes do manual

Cada novo projeto de edificação pública obterá um selo de sustentabilidade concedido por EDIF. Para que um projeto obtenha a certificação, deverá atender pré-requisitos em diversas áreas que englobam a concepção e a execução de uma edificação pública ao longo de todo o seu ciclo produtivo.

Conforme a pontuação obtida nos critérios de certificação, o projeto receberá um selo equivalente: Selo EDIF 80, certificação básica; Selo EDIF 100, certificação intermediária; Selo EDIF 120, certificação superior; e Selo EDIF 150, certificação premium.

A intenção da Prefeitura é que o Manual de Sustentabilidade esteja em constante revisão e atualização, acompanhando a evolução das tecnologias do setor.

Clique aqui para acessar o Manual de Sustentabilidade para Edificações Públicas (versão para impressão frente-verso)

Clique aqui para acessar a apresentação.

 

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras
06/04/2018