Concluída primeira etapa do programa de despoluição do córrego Pacaembu

Prefeito em exercício, Bruno Covas, vistoriou ações feitas na parte interna do piscinão que beneficia 28 mil pessoas que moram ou frequentam a região

 O prefeito em exercício Bruno Covas, o secretário Marcos Penido (Serviços e Obras), o secretário-adjunto Milton Persoli (Prefeituras Regionais) e o Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak, vistoriaram nesta quarta-feira (27) a primeira etapa da despoluição do Córrego Pacaembu. A ação faz parte do Programa Córrego Limpo, uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Sabesp, com o objetivo de despoluir os rios e córregos da cidade. A limpeza beneficia diretamente 28 mil pessoas que moram ou frequentam a região.

“Em 2007, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado resolveram fazer uma ação conjunta para a limpeza dos córregos da cidade. Até 2012, foram 150 córregos limpos na cidade, mas infelizmente esse programa foi interrompido em 2013 e até o ano passado 50 desses córregos, que já haviam sido limpos, voltaram a ficar poluídos. Neste ano, nós retomamos essa parceria e já voltamos a ter mais de 150 córregos recuperados na cidade, com o objetivo de diminuir as enchentes”, afirmou o prefeito em exercício, Bruno Covas.

Nesta primeira etapa do programa, o sistema de captação de água passou por uma varredura para identificar lançamentos clandestinos, infiltrações e formas de entradas de esgotos inadequadas. A segunda etapa, que prevê a conclusão da limpeza por todo o córrego, irá começar em janeiro, abrangendo a região da Barra Funda.

“Nós temos um carinho muito grande pelo programa Córrego Limpo, por ser um programa que cuida de nossos rios e córregos, fundamental para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, com muita satisfação, retomamos esta importante parceria e hoje já podemos computar mais de 150 córregos limpos”, disse o secretário de Serviços e Obras, Marcos Penido.

Entregue para a cidade em março de 1996, o piscinão do Pacaembu tem capacidade para armazenar 75 milhões de litros e, assim, evitar os alagamentos neste trecho da região Oeste da cidade. Escavado sob a Praça Charles Miller, este foi o primeiro piscinão completamente coberto da cidade.

Córrego Limpo

Mais de 2,5 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo programa criado em 2007. A iniciativa funcionou de forma integrada entre as esferas estadual e municipal até 2012, mas ficou parado no período de 2013 a 2016.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de água dos mananciais, rios e córregos da cidade, o programa foi retomado no início deste ano por meio de adequações no sistema de esgotamento sanitário do entorno dos córregos, trabalhos de manutenção e educação ambiental.

As ações em conjunto realizadas desde a retomada do programa permitiram a despoluição dos córregos Cruzeiro do Sul (ZL), M´Boi Mirim (ZL) e Uberaba (ZS).

À Sabesp cabe mapear, inspecionar e realizar a manutenção de redes coletoras, executar obras de remanejamento, ligações, interligações e prolongamento de redes coletoras, monitoramento da qualidade das águas e conscientização da população local.

Já as Prefeituras Regionais são responsáveis pela limpeza do leito e das margens dos córregos (corte de mato, retirada de entulho, etc.), manutenção de galerias de águas pluviais (GAP) e bocas de lobo, verificar possíveis ligações irregulares nas GAPs, contenção de margens, fiscalização de imóveis que não estejam conectados às redes coletoras e reurbanização de fundos de vale para permitir a implantação da infraestrutura de esgotamento.


Secretaria Especial de Comunicação
27/12/2017