Capital paulista tem recorde de temperatura máxima

Segundo as estações do CGE, foram 35,2ºC de média na Cidade

 De acordo com dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo a tarde desta quarta-feira (11) foi a mais quente do ano com 35,2ºC de média na Cidade, porém na Vila Prudente, Zona Leste, o valor computado foi de 36,9ºC. Anterior ao dia de hoje, a tarde mais quente havia sido observada em 19/02 com 34,6ºC de média.

"Com a proximidade do verão, os dias ficam cada vez mais longos, portanto com mais horas de insolação, que combinada com pouca nebulosidade favorece tardes com temperaturas elevadas", explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

"Os próximos dois dias seguem sem mudanças significativas nas condições do tempo que deve apresentar sol e muito calor durante o feriado na Capital paulista, portanto não se descarta a possibilidade de novos recordes de temperaturas máximas", complementa, Thomaz.

A quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, terá predomínio de sol e temperaturas elevadas. No final da tarde, o calor e a entrada da brisa marítima favorecem a formação de nuvens carregadas, provocando chuva em forma de pancadas isoladas e de curta duração. Os termômetros oscilam entre 19°C e 34°C, e os menores percentuais de umidade ficam próximos de 30%.

Na sexta-feira (13) o tempo não muda. Muito sol, calor e condições para pancadas rápidas e isoladas de chuva no final da tarde. Mínima de 20°C e máxima de 33°C.

O sábado (14) começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria muda a direção dos ventos e favorece a formação de áreas de instabilidade, que provocam chuvas em formas de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. O calor diminui e os termômetros variam entre 20°C e 28°C.

No domingo (15) o sistema frontal se afasta, porém os ventos do quadrante sul favorecem a formação de muitas nuvens. Essa condição provoca chuva leve e chuviscos ao longo do dia e, por conta disso, a temperatura cai, oscilando entre a mínima de 17°C e a máxima de 22°C.

 Assessoria de Imprensa CGE