Feriado prolongado começa com calor e chuvas à tarde

Tempo muda apenas no domingo

O final de semana prolongado pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida (12) começará com calor e pancadas de chuva durante as tardes na capital, de acordo com previsão dos meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo. No domingo, entretanto, o tempo muda e as temperaturas caem.

“Devido à presença da massa de ar quente e à ausência de nuvens nesses últimos dias, estamos observando temperaturas muito elevadas. A situação é comum nessa época do ano, pois os dias se tornam mais longos com a proximidade do verão e isso favorece a ocorrência de dias mais quentes. Porém vale lembrar que a primavera é uma estação de transição e, por isso, acontecem grandes variações nas condições do tempo e da temperatura”, afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

Hoje (11) a máxima alcança os 35°C e os menores percentuais de umidade oscilam um pouco abaixo dos 30%. A partir do fim da tarde, a entrada da brisa marítima vai atrair a umidade para a Grande São Paulo. Por conta disso, a quantidade de nuvens aumenta e há potencial para rajadas de vento e chuva em forma de pancadas fortes, acompanhadas de trovoadas.

Previsão do tempo para o feriado

A quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, terá predomínio de sol e temperaturas elevadas. No final da tarde, o calor e a entrada da brisa marítima vão fomentar a formação de nuvens carregadas e provocar chuva em forma de pancadas isoladas e de curta duração. Os termômetros oscilam entre 19°C e 34°C, e os menores percentuais de umidade ficam próximos de 30%.

Na sexta-feira (13) o tempo não muda. Muito sol e calor e condições para pancadas rápidas e isoladas de chuva no final da tarde. Mínima de 20°C e máxima de 33°C.

O sábado (14) começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. A partir da tarde, a aproximação de uma frente fria muda a direção dos ventos e favorece a formação de áreas de instabilidade, que provocam chuvas em formas de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas. O calor diminui e os termômetros variam entre 20°C e 28°C.

No domingo (15) o sistema frontal se afasta, porém os ventos do quadrante sul favorecem a formação de muitas nuvens. Essa condição provoca chuva leve e chuviscos ao longo do dia e, por conta disso, a temperatura cai, oscilando entre a mínima de 17°C e a máxima de 22°C.

Assessoria de Imprensa CGE