Setembro marcado por calor e pouca chuva

Temperaturas máximas ficaram 3,4°C acima da média esperada

 

De acordo com os dados meteorológicos do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), setembro foi um mês quente e com chuvas abaixo da média esperada. Os pluviômetros do CGE registraram apenas 32,3mm em média na cidade este mês, quando o esperado de acordo com a média histórica para o período é de 70,8mm. “Dos 32,3mm registrados, 31,9mm caíram nos dois últimos dias do mês, quando um cavado em altitude (área de baixa pressão atmosférica) conseguiu romper o forte bloqueio atmosférico que perdurava sobre a região de São Paulo durante todo o mês e impedia a formação das chuvas”, afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

Vale observar que o mês de agosto havia sido o 4º mais chuvoso desde 1995 e registrou mais que o dobro do esperado de chuvas. De certa forma, é considerado normal que um mês tenha chuvas abaixo da média quando outros foram muito chuvosos, pois o total está dentro da variabilidade climática esperada.

Com este acumulado mensal, o mês de setembro de 2017 foi o 8º mais seco desde 1995, ano de início da base de dados do CGE. Os mais secos foram os de 2011 e 2007, com 1,2mm e 8,4mm, respectivamente, e os mais chuvosos foram os de 2015 e 1996, com 198,6mm e 152,9mm, respectivamente.

Temperaturas e umidade

Neste mês de setembro, as temperaturas mínimas ficaram praticamente dentro do esperado de acordo com a média histórica. O mês transcorreu sem a regência de nenhum fenômeno climático e não houve recordes de frio. Já as máximas, com 28,8°C em média, ficaram significativamente acima do esperado, que era de 25,4°C. “Esses dias com temperaturas altas ocorreram devido à persistência das massas de ar seco, que impediam a formação de chuvas e a passagem de frentes frias”, explica Garcia. Como exemplo temos o dia 15, quando foi registrada tanto a tarde mais quente do inverno, com 33,6°C em média na cidade, como a mais seca, com 17% em média na cidade.

Como setembro apresentou chuva apenas no final do mês e teve temperaturas máximas acima da média, a umidade relativa do ar atingiu valores muito baixos em grande parte do período. Ela permaneceu acima dos 60% recomendados apenas em quatro dias, enquanto grande parte do mês apresentou índices abaixo dos 40%. Além disso, boa parte de setembro teve os menores valores diários de umidade relativa do ar atingindo a região crítica, ou seja, abaixo dos 30%, principalmente na primeira quinzena. A tarde mais seca ocorreu no dia 15, quando os índices ficaram abaixo dos 20%, que é considerado estado de alerta, e atingiram 17% em média na cidade. A Defesa Civil, com base nos dados meteorológicos do CGE, colocou a cidade em estado de atenção para baixa umidade do ar em 12 dias do mês de setembro e 6 dias registraram estado de alerta.

Tendência para outubro

A primavera é uma estação de transição entre o inverno, frio e seco, e o verão, quente e úmido. A partir desta estação, será observado no Sudeste um aumento gradativo nas temperaturas e no volume de chuvas, que atinge o ápice nos meses de janeiro e fevereiro (verão). É comum também na primavera o registro de grande amplitude térmica, ou seja, a diferença das temperaturas máximas e mínimas registradas num mesmo dia. Usualmente, observa-se altas temperaturas e recordes durante a primavera e também temporais de forte intensidade e localizados, com raios, rajadas de vento e queda de granizo. Também é normal a ocorrência ondas de frio tardias.

A estação deve transcorrer em normalidade climática, ou seja, sem a interferência de nenhum fenômeno climático global como El Niño ou La Niña. A previsão dos meteorologistas do CGE para a capital paulista é que as temperaturas fiquem acima da média esperada e as precipitações, em torno ou ligeiramente abaixo da média. Outubro deve ser mais chuvoso que setembro, já que sua média histórica (109,7mm) é superior.

A terça-feira (03) ainda começa com chuva entre a madrugada e o início da manhã. No transcorrer do dia, as instabilidades se afastam e o céu nublado predomina. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.

A quarta-feira (04) começa com céu nublado e temperaturas mais baixas, em torno dos 14°C. No decorrer do dia, o ar seco ganha força, o sol aparece e a nebulosidade diminui, o que vai favorecer a gradual elevação da temperatura. A máxima atinge os 25°C e os menores percentuais de umidade se aproximam dos 50%.

Assessoria de Imprensa CGE