Capital paulista registra a tarde mais quente do inverno

Segundo dados do CGE foram 30,5ºC de média

De acordo com dados das estações meteorológicas automáticas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a tarde deste domingo (13) foi a mais quente do inverno com 30,5ºC em média. A estação começou no dia 21 de junho às 01h24 da madrugada. Já a umidade relativa do ar oscilou em torno de 34,3%.

Anterior a este dado, a tarde mais quente havia sido registrada no dia nove de agosto com temperatura média de 29,7ºC. Já tarde mais seca do inverno permanece a do dia dois de agosto com 31,1% de média na Cidade.

"As simulações atmosféricas dos modelos de previsão do tempo continuam indicando a passagem de uma frente fria por São Paulo, associada a áreas de instabilidade, na próxima semana. O tempo fica instável e chuvoso, principalmente entre a quarta-feira (16) e quinta-feira (17), elevando assim o risco para a formação de alagamentos", comenta o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário. "As chuvas devem vir acompanhadas de eventuais rajadas de vento. Essa condição enfraquece a atuação do bloqueio atmosférico que deixou o mês de julho seco, com baixos índices de umidade do ar e apenas 0,3mm de chuva na Capital paulista", complementa Nazário.

Na segunda-feira (14), muitas nuvens pela manhã e termômetros na casa dos 15ºC e 27ºC durante a tarde. As taxas de umidade do ar permanecem acima dos 45%. A aproximação do sistema frontal deve causar chuvas, principalmente na porção sul do estado de São Paulo. Na Capital não há previsão de chuvas, apenas aumento de nuvens e ocorrência de rajadas de vento.

Na terça-feira (15), termômetros por volta dos 16ºC durante a madrugada e amanhecer com sol entre muitas nuvens. O sistema frontal continua avançado, mas as primeiras instabilidades devem ser registradas a partir do fim da tarde. Não há previsão de temporais, apenas chuvas fracas e localizadas. Não se descarta a ocorrência de ventos de rajada. A temperatura máxima atinge os 21ºC e os percentuais de umidade do ar variam entre 65% e 90%.