São Paulo completa 50 dias sem chuvas significativas

A cidade de São Paulo completa hoje 50 dias sem chuvas significativas, de acordo com dados pluviométricos do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O último registro de índices expressivos é do dia 13 de junho, que teve acumulado de 13,1mm em média na capital. Desde então, houve apenas garoas que totalizam 0,7mm.

“É usual a ocorrência de longos períodos sem chuva no inverno devido à formação e persistência de bloqueios atmosféricos”, afirma o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia. “Bloqueios atmosféricos são massas de ar seco que ganham força, inibindo a nebulosidade e reduzindo a umidade relativa do ar. Essa condição desvia as frentes frias, que são o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas nessa estação, até que haja um sistema frontal forte o suficiente para romper este bloqueio”, explica Garcia.

O maior período sem chuvas significativas do banco de dados do CGE, que compila dados desde 1995, foi registrado em 2012, que acumulou apenas 0,4mm entre os dias 19 de julho e 18 de setembro, totalizando 62 dias de estiagem. O segundo maior intervalo entre chuvas ocorreu de 17 de julho 2010 a 06 de setembro de 2010, quando o acumulado chegou a apenas 1mm em 52 dias. Já em 2008 houve 41 dias sem precipitação entre os dias 23 de junho e 02 de agosto. O mesmo ocorreu no ano de 2007, de 26 de julho a 01 de setembro, quando a capital paulista permaneceu seca por 38 dias.

Neste período do ano é comum a ocorrência de amplitude térmica, ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas variam bastante. Além disso, a combinação dos baixos índices de umidade do ar com a falta de chuva facilita a concentração dos poluentes, o que prejudica a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

Devido à propagação de uma fraca frente fria, o tempo muda no decorrer desta quinta-feira (03). “A mudança na direção dos ventos a partir de amanhã traz alívio momentâneo aos paulistanos. Haverá uma ligeira melhora na qualidade do ar nos próximos dias, mas não será duradoura”, completa Garcia. Apesar da propagação dessa frente, não é esperado nenhum recorde de frio para os próximos dias. Amanhã (03) a nebulosidade aumenta e há potencial para rajadas de vento, além de chuvas isoladas de fraca intensidade e chuviscos. Os termômetros oscilam entre 14°C e 22°C.

Já na sexta-feira (04), a entrada de ventos provenientes do quadrante sul mantém as temperaturas baixas e a sensação de frio. O céu fica encoberto e a garoa será ocasional. Mínima de 12°C e máxima de 18°C.