Junho termina com chuvas acima da média e temperaturas dentro da normal climatológica

Conforme dados do CGE, precipitação superou 78% do esperado para o mês

 De acordo com a série histórica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, que compila dados desde 1995, o mês de junho de 2017 termina como o quinto mais chuvoso. Foram 90,8mm precipitados, sendo que a média esperada para o mês é de 51,0mm, ou seja, choveu 78% acima do esperado.

O dia 05 foi o mais chuvoso do mês, com 32,2mm acumulados, e o dia 06 foi o segundo, com 31,5mm. "As áreas de baixa pressão atmosférica vindas da região sul, interferiram nas condições do tempo trazendo chuvas volumosas para a Capital paulista", explica o meteorologista do CGE, Thomaz Garcia.

Anterior a este junho, os mais chuvosos foram os de 2012 com 191,4mm; 2016 170,9mm; 2013 com 134,6mm e 1997 com 95,3mm. Segundo dados do CGE, dos últimos seis junhos, quatro ficaram acima da média e três tiveram chuvas acima de 130mm, o que corresponde a mais que o dobro da média.

"Apesar de ser um dos meses climatologicamente menos chuvosos, nos últimos seis anos não tem sido incomum que as chuvas ultrapassem a média esperada para o mês. Essa condição atmosférica contrariou a expectativa para o outono que normalmente é de redução gradual dos volumes de chuva”, comenta Garcia.

Já as temperaturas transcorreram dentro da normal climatológica. A mínima esperada para o mês é de 13,2°C e a máxima 22,7°C. Porém houveram dias em que a Capital paulista registrou recordes de temperatura mínima, como o sábado (10) onde a média na Cidade foi de 9,4ºC, e em outros locais abaixo, como Capela do Socorro com 4,0ºC, Parelheiros com 5,5ºC, ambas na Zona Sul, e em São Mateus com 7,5ºC, Zona Leste. Anterior a este valor, a madrugada mais fria na Capital paulista havia sido registrada no dia 2 de junho com 11,5ºC.

No domingo (11) houve novo recorde, com média de 7,6ºC, mas em outros locais esse valor foi ainda menor, como em Capela do Socorro com 2,6ºC, Zona Sul, Perus 4,8ºC, Zona Norte, São Mateus 4,9ºC, Zona Leste, e Parelheiros com 5,5ºC, também na Zona Sul.

Para o mês de julho são esperadas temperaturas mínimas em torno de 12,6°C e máximas em 22,7°C. A média de precipitação para a Cidade de São Paulo, é de 46,6mm. “Julho começa com o ingresso de uma massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas. No sábado (01) a mínima esperada é de 13°C, enquanto a máxima deve oscilar em torno de 19°C”, comenta, Thomaz.

“A primeira semana de julho deve ser típica de inverno, e a presença de um bloqueio atmosférico, mesmo enfraquecido com a propagação de uma massa de ar frio de origem polar, deve continuar impedindo que ocorram chuvas significativas”, finaliza o meteorologista.