Tempo muda no feriado prolongado de Tiradentes na Capital paulista

Segundo o CGE, são esperadas chuvas na sexta-feira (21).

De acordo com a previsão da equipe de meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o feriado prolongado de Tiradentes deve transcorrer com temperaturas amenas e chuva."Uma área de baixa pressão atmosférica que se propaga a partir do Paraguai e Mato Grosso do Sul, associada ao avanço de uma frente fria pelo oceano no sul do Brasil, muda o tempo na sexta-feira (21) na Região Metropolitana de São Paulo e Capital", explica o técnico em meteorologia do CGE, Adilson Nazário.

O dia do feriado, sexta-feira (21), ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 17°C e máximas em torno dos 25°C, enquanto os menores percentuais de umidade do ar se mantêm acima dos 60%. "As instabilidades ganham força no Centro-Oeste do estado de São Paulo e avançam em direção à Capital paulista, com o reforço da propagação rápida de uma frente fria pelo oceano", comenta Nazário. São esperadas chuvas com até forte intensidade a partir do início da tarde e que se estendem para o período da noite. Há risco para a formação de alagamentos.

No sábado (22) as instabilidades se afastam do estado paulista, mas ainda deixam muitas nuvens com chuvas fracas e chuviscos, principalmente ao amanhecer. "Os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante sul trazendo um ar mais frio e úmido. As temperaturas declinam um pouco, mas não chega a fazer frio extremo", explica o técnico em meteorologia. Mínima de 17ºC e máxima em torno dos 23ºC, com índices de umidade do ar entre 50% e 95%.

Pouca coisa muda no domingo (23). O tempo fica mais aberto, com mínima de 16ºC. O sol aparece entre poucas nuvens e a máxima esperada é de 23ºC. O dia termina sem previsão de chuvas. De acordo com os modelos numéricos de previsão, a próxima semana começa com tempo seco, sem chuvas e temperaturas em gradativa elevação até o meio da semana quando uma nova frente fria deve passa por São Paulo.