CGE registra madrugada mais fria do ano

De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), a madrugada de hoje (19) foi a mais fria do ano até o momento, com temperatura média mínima de 14,3°C na cidade. As menores temperaturas absolutas foram registradas pelas estações meteorológicas automáticas da Capela do Socorro (11,1°C), de Parelheiros (13,3ºC) e do Jabaquara (13,4°C), na Zona Sul, e nas estações de Itaim Paulista, Itaquera e Vila Prudente, na Zona Leste, que registraram 13,7°C. Até então, a noite mais fria na cidade havia ocorrido em 21 de março de 2017, que registrou 15,0°C em média.

A marca dos termômetros justificou o estado de atenção para baixas temperaturas na cidade, em vigor desde às 20h10 de ontem (18). O estado de atenção para baixas temperaturas é decretado quando a sensação térmica em São Paulo é inferior a 13°C.

“Os ventos úmidos e frios que sopram de sudeste aumentaram a sensação de frio. É uma condição comum para a época do ano, especialmente após a passagem de sistemas frontais como a que ocorreu pelo litoral do estado de São Paulo no começo dessa semana”, afirma Michael Pantera, meteorologista do CGE.
No decorrer do dia de hoje o sol aparece entre nuvens e diminui um pouco a sensação de frio, mas as temperaturas máximas não devem superar os 24°C. No final da tarde a nebulosidade volta a aumentar e as temperaturas entram em gradativo declínio, porém não há previsão de chuvas significativas para a capital paulista.

Previsão para os próximos dias

O sol volta a predominar próximos dias, que devem apresentar temperaturas baixas nas madrugadas e em elevação no decorrer do dia. As chuvas devem retornar no final da semana, associadas com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista.

Na quinta-feira (20) o sol favorece a gradativa elevação das temperaturas ao longo do dia. Ainda faz frio durante a madrugada, com mínimas oscilando em torno dos 13°C, enquanto as máximas podem chegar aos 27°C nas horas mais quentes do dia. No final da tarde a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima, entretanto não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.

A sexta-feira (21) ainda começa com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas podem superar os 26°C. A propagação de uma frente fria pelo oceano aumenta a nebulosidade e favorece o retorno das chuvas na forma de pancadas para a capital paulista entre o final da tarde e a noite.