“Monumentos verdes” chamam a atenção para a doação de órgãos

Sensibilizar a população paulistana para a necessidade da doação de órgãos e tecidos. Esse é o objetivo que fará o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) iluminar, de 22 a 28 de setembro, quatro cartões postais da cidade na cor verde. São eles: Ponte Estaiada, na Marginal Pinheiros; Monumento das Bandeiras e Obelisco, no Parque do Ibirapuera; e baixos do Viaduto do Chá, no centro. A cor verde é o símbolo desse tipo de doação em todo o mundo.

A iniciativa, que partiu da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, faz parte dos eventos do Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

Graças a atuação na melhoria da infraestrutura e, principalmente, do aumento da sensibilização das famílias, o número de doadores no Brasil tem crescido dia a dia e, com ele, o índice de pessoas transplantadas. No ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde, foram realizados em todo o País 23.999 transplantes, maior número da última década, quando foram registradas 12.722 cirurgias. Outro dado importante é que o Brasil registrou, em 2012, 13,6 doadores por milhão de população, número bem próximo do que o ministério estabeleceu como meta em 2015, que é 15 doadores por milhão da população.