Complexo Prates em obras de manutenção

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha veio a São Paulo para conhecer os equipamentos municipais de saúde e de assistência social que prestam atendimentos a dependentes químicos na região central.

A comitiva visitou primeiro a AMA Sé 24 horas, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) III AD Centro e o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) II Infantil Sé, situados no mesmo prédio, na região central. Em seguida, as autoridades foram até o Bom Retiro para vistoriar as obras do Complexo Prates, equipamento municipal que vai reunir no mesmo local serviços das secretarias de Saúde (SMS) e de Assistência Social (SMADS).

A visita do ministro faz parte de um intenso esforço entre as três esferas governamentais para oferecer um serviço de saúde de qualidade para a população. O Plano de Enfrentamento ao crack tem três eixos fundamentais: a prevenção, o tratamento e a reconstrução da vida dessas pessoas. Por isso, é tão importante o trabalho em conjunto com a Assistência Social”, declarou o ministro.

Complexo Prates

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, por intermédio do núcleo de manutenção do Departamento de Edificações, EDIF, está executando as obras de manutenção e readequações do Complexo Prates.

A inovação da Prefeitura no atendimento aos dependentes químicos será a união do trabalho sócio-assistencial com o de Saúde no Complexo Prates. Com área total de 11 mil metros quadrados, o local contará com um Espaço de Convivência Dia para Adultos com capacidade para atender até 1,2 mil pessoas diariamente onde haverá atividades lúdicas, esportivas e de jardinagem. Além disso, as instalações também abrigarão o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigo) com 20 vagas e um Centro de Acolhida para Homens, com 120 leitos. Os usuários terão o acompanhamento de psicólogos e de assistentes sociais que ficarão responsáveis por encaminhá-los a outros serviços da rede municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde instalará no local uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA), para o pronto-atendimento dos dependentes e um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Os atendimentos em ambos serão feitos em período integral com mais de 120 profissionais de saúde. As obras receberam R$ 8 milhões em investimentos e estão previstas para serem entregues em 2012.
 

Texto: SECOM

Edição para SIURB - Maria Regina Nogueira jornalista MTB 19.271