PARQUE NATURAL MUNICIPAL ITAIM

ABERTURA AO PÚBLICO

Aberto à visitação todos os dias, das 08h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando fica fechado para manutenção.
R. Amaro Alves do Rosário, 2676 - Parelheiros, São Paulo - SP, em frente ao Centro Comunitário Pequeno Príncipe e ao lado da Galeria de Artes Casa do Rosário (Centro Paulus).


O Parque Natural Municipal (PNM) Itaim foi criado por meio do Decreto Municipal Decreto 53227, de 20 de junho de 2012. Possui uma área de aproximadamente 446,26 hectares e está localizado dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Bororé-Colônia, no Bairro de Parelheiros. A unidade faz parte do conjunto de áreas especialmente protegidas, implantadas pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) no extremo sul da Cidade.

CARACTERIZAÇÃO

O nome do parque está ligado a um antigo bairro rural que, provavelmente, surgiu no final do século XIX. A partir da década de 1990, uma série de loteamentos surgiu na região, pressionando os fragmentos de Mata Atlântica existentes no seu entorno. Daí a importância de preservação da área e os agendamentos de grupos para trabalhar com a educação ambiental.


Este PNM possui alta relevância ecológica para a sua região de inserção, dado que está localizado numa faixa de transição entre a frente de expansão urbana do distrito Parelheiros e as áreas mais preservadas do extremo sul do município de São Paulo. É formado, predominantemente, por fragmentos de Floresta Latifoliada Ombrófila Densa e possui clima Tropical Atlântico Superúmido. A ameaça constante, representada pelo processo de crescimento desordenado da mancha urbana da metrópole faz com que a sua proteção seja extremamente importante no sentido de garantir a preservação dos fragmentos de Mata Atlântica e de seus recursos naturais, a exemplo da água que abastece os nossos mananciais.

BIODIVERSIDADE

Flora

De acordo com o mapeamento da vegetação, do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – PMMA (2018), o PNM Itaim é descrito como um fragmento do Bioma Mata Atlântica, Floresta Ombrófila Densa em estágio médio de regeneração, porem apresenta resquícios de silvicultura com talhões de pinheiros (Pinus sp) e Eucalipto (Eucalyptus spp). Podem ser observadas inclusive espécies ameaçadas, tais como: Cedro Rosa (Cedrela fissilis), Samambaiaçu (Dicksonia sellowiana), Palmito Juçara (Euterpe edulis) e o Cambuci (Campomanesia phaea), Araucaria (Araucaria angustifólia ) Inventário de flora 2021.

Fauna

Esta importante unidade de conservação abriga uma rica diversidade de animais silvestres, em sua grande maioria são responsáveis pela dispersão de sementes na região, garantindo assim a conservação da floresta e a recuperação natural de áreas degradas. Podem ser observados no parque bandos de macacos, principalmente o bugio (Alouatta guariba) bem comum na região. Foram registradas por meio no Estudo de Impacto ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do Rodoanel Sul, vinte e uma espécies da fauna silvestre consideradas ameaçadas de extinção, sendo que algumas estão classificadas como vulneráveis. Tais como: Gato do mato pequeno (Leopardus tigrinus) e o Gavião pega macaco (Spizaetus tyrannus).

 

 

ATRATIVOS E EQUIPAMENTOS

- Trilha do Tatu;
- Trilha do Ribeirão Itaim e Bosque do Silêncio;
- Área para contemplação e piquenique;
-Parque Naturalizado;
- Parquinho infantil;
- Banheiro masculino e feminino; (há também banheiros para portadores de necessidades especiais);
- Administração/informações;
- Estacionamento para carros;


Atente-se às instruções para visitação dos PNMs para evitar acidentes com os animais silvestres: Recomendações de segurança.

VISITAS AGENDADAS

Existe a possibilidade de agendamentos por escolas, universidades e instituições de pesquisa e/ou que realizam atividades de educação ambiental. Neste caso, os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) nos telefone: 5187-0321/0322 (SVMA) e no e-mail: parquesnaturais@prefeitura.sp.gov.br
  

 

 

GESTÃO

Considerando que o PNM Itaim  está inserido na APA Bororé-Colônia, o mesmo utiliza-se do Conselho Gestor deliberativo desta Unidade de Conservação de Uso Sustentável, como principal fórum de gestão participativa e interação socioambiental, até que o seu próprio Conselho Consultivo seja implantado de forma oficial, conforme previsto na Lei Federal 9.985/00 - SNUC. As reuniões são abertas à população e ocorrem sempre na última terça-feira de cada mês. 
Participe você também! A mobilização e sensibilização das comunidades têm possibilitado aos moradores conhecerem melhor os aspectos naturais de sua região, de forma a contribuir com sua preservação, através de oficinas, cursos, mutirões, palestras e incentivos à organização e mobilização da comunidade quanto aos assuntos que tangem à Unidade de Conservação

 

PLANO DE MANEJO

De acordo com o disposto na Lei Federal n° 9985/00 – que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, as Unidades de Conservação devem ter seus Planos de Manejo, documentos técnicos que orientam a gestão das UCs, compostos pelo Diagnóstico Socioambiental, Zoneamento e Programas de Gestão.

Os Parques Naturais Municipais: Jaceguava, Itaim, Varginha e Bororé, foram criados como compensação ambiental aos impactos negativos da construção do Rodoanel Trecho Sul, tendo como uma das exigências do licenciamento a elaboração dos Planos de Manejo, executados pela Universidade de São Paulo - USP, mediante contratação do empreendedor.

Transcorridos quase dez anos da criação dos PNMs em 2012, a SVMA iniciou em 2023 a atualização dos quatro planos de manejo, possibilitando que este importante instrumento oriente a gestão das Unidades de Conservação Municipais.

Plano de Manejo Parque Municipal Natural Itaim

 

LOCALIZAÇÃO

O PNM Itaim está localizado no extremo sul do município de São Paulo, nos limites da Prefeitura Regional de Parelheiros, ao norte do centro de Parelheiros, distante aproximadamente 30 km da região central da capital paulista. Em termos regionais, o PNM está inserido na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, na Sub-bacia Cotia-Guarapiranga.

 

LEGISLAÇÃO

 

 Siga a SVMA nas redes sociais