Trocas de Saberes e Instrumentos de Gestão Ambiental

topo

A fim de dialogar sobre os diversos conhecimentos e atividades que ocorrem nos territórios, este espaço pretende fomentar a troca e o compartilhamento de diferentes olhares e instrumentos para o exercício da cidadania e para uma atuação transversal dentro das temáticas da gestão ambiental.

 A intencionalidade é ampliar, conhecer e potencializar novas metodologias de trabalho e de controle social.

16/08: “Território Cidadão”: Revisitando conceitos e experiências sobre tipos de participação e gestão ambiental.
Nesse encontro trataremos de alinhar conceitos de cidadania e de controle social.
Será abordado o que é o exercício da democracia e os tipos de participação nos processos de gestão considerando as esferas do poder público e da sociedade civil para fomentar a atuação conjunta no território.

30/08: Politicas Públicas Municipais e a Gestão Ambiental
Neste segundo dia iremos trabalhar conceitos e exemplos de políticas públicas municipais e da gestão ambiental para subsidiar as discussões sobre as possibilidades de acesso e monitoramento dessas através da participação social.

13/09: Metodologias Integrativas e Participativas
Propõe-se neste terceiro encontro a apresentação das metodologias participativas e integrativas para o fortalecimento e uso na gestão socioambiental local.

27/09: Jogos Cooperativos: Traçando Instrumentos de Construção Coletiva
Neste quarto encontro será trabalhado o conceito de jogos cooperativos e suas utilidades práticas como recurso para solução ou minimização dos desafios socioambientais locais e para auxiliar a gestão mais sustentável.

11/10: Governança Colaborativa e Participativa
Neste quinto e último dia iremos trabalhar o conceito de governança colaborativa como viés para a inserção popular na gestão pública territorial.

Facilitação e coordenação:

  • Sonia Joana Jabor Salomão - Assistente Social e Educadora Ambiental; Graduação em Serviço Social pela PUC/SP e Especialização em Educação Ambiental pelo SENAC, técnico da Divisão da UMAPAZ 4.
  • André Luiz Moura Alcântara - Sociólogo com Especialização em Educação Ambiental pela FSP-USP e em Gestão Ambiental pela FEM-UNICAMP. Trabalha desde 1992 na PMSP e em SVMA desde 1993.
  • Michelle Viviane de Souza Pampolha - Graduada em Turismo pela Universidade Paulista (2000). Pós-graduada em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. Pós-graduada em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela USP/UMAPAZ. Pós-graduada em Planejamento, Gestão e Educação Ambiental pela Universidade de Santo Amaro. Possui vasta experiência com articulação local e atualmente trabalha como coordenadora de educação ambiental do DGD-Sul 1.
  • Fernanda Luchiari de Lima - Bacharela em Relações Internacionais (FRB) e aluna de mestrado acadêmico em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Atualmente trabalha como Diretora de Divisão de Projetos e Difusão em Educação Ambiental na UMAPAZ.

Público: Público interessado
Vagas: 60
Parceria: Departamento de Gestão Descentralizada (DGD Sul)

Dias: 16 e 30 de agosto; 13 e 27 de setembro; 11 de outubro de 2018, quintas-feiras
Horário: 13h às 17h

Local: UNIFESP - Santo Amaro
Endereço: Av. Padre José Maria, 545 - Santo Amaro - Zona Sul

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UNIFESP

 

 Confira nossas redes sociais!