Debatendo a poluição do ecossistema aquático fruto da interferência humana

 

 

Inúmeras são as substâncias provenientes das atividades antropogênicas, que alteram o ambiente aquático causando um sério problema ambiental e até de saúde, pois são acumuladas na cadeia trófica e, nos afetam pela alimentação. A poluição é a contaminação dos corpos d'água por elementos físicos, químicos e biológicos se tornando muitas vezes nocivos ou prejudiciais aos seres vivos, incluindo os humanos. Todo ecossistema aquático (rios, lagos, mares, oceanos) se torna o destino final de todos os poluentes solúveis em água, agravando o problema.

Os temas que serão abordados serão:

• Poluição dos oceanos por plásticos
A produção mundial de plásticos e as suas aplicações na sociedade contemporânea encontram-se em constante crescimento e, como consequência, parte desse volume é disposto no ambiente de forma inadequada, levando ao acúmulo de resíduos plásticos no ambiente marinho, considerado seu repositório final. Grandes quantidades de fragmentos plásticos flutuantes são acumuladas nas zonas de giro subtropicais pelas correntes convergentes oceânicas, assim como nas zonas costeiras e bacias hidrográficas próximas às áreas densamente populacionais e urbanas. Estima-se que pelo menos 267 espécies de organismos marinhos são negativamente afetadas pelos plásticos, entre elas, aves, peixes, mamíferos e, claro, o homem.

Na apresentação será abordada a geração das fontes poluidoras de plásticos, tipos de resíduos plásticos que atingem os oceanos e como eles são classificados atualmente; comportamento ambiental desses materiais nos oceanos; efeitos sobre a fauna e microfauna marinha; fonte de contaminação aquática; rotas de exposição; linhas de pesquisa e tecnologias voltadas para o monitoramento desses materiais.

• Poluição das Águas – ênfase aos contaminantes emergentes e interferentes endócrinos
Medicamentos, produtos de higiene pessoal, praguicidas, têm por destino final os rios e reservatórios; o que acontece depois? Qual o impacto da introdução de todos esses compostos ao meio ambiente e biota? O que são os contaminantes emergentes?

Estudos indicam que cerca de 1.500 substâncias químicas novas são lançadas no mercado mundial ano a ano, agregando princípios ativos farmacêuticos ou agroquímicos às águas.

A sociedade adquiriu nas últimas décadas um ritmo de vida acelerado, voltado para uma vida em um ambiente pouco natural, que demanda produtos industrializados. E as indústrias, visam cada vez mais o aumento de produtividade para atender ao consumo desenfreado da sociedade. Essa situação exponencial nos mostram a presença de resíduos em águas superficiais e águas subterrâneas, apontando para a degradação da qualidade dos recursos hídricos.
Essa palestra tratará de um panorama geral da poluição hídrica, com foco para os contaminantes emergentes e interferentes endócrinos em água superficiais e subterrâneas.

Facilitação:
Giovana Gimiliani: Diretora de pesquisa e educação ambiental do instituto Ecofaxina, bióloga doutoranda pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Universidade de São Paulo (USP), cuja tese é relacionada a microplásticos no ambiente marinho. Participa como voluntária na ONG Instituto Ecofaxina. Possui experiência em docência e pesquisa nas áreas de Resíduos Sólidos.
Gisela Martini: bióloga, graduada pela Universidade Santa Cecília – Santos. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo – SP Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na área de Interferentes Endócrinos. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na área de Interferentes Endócrinos. Experiência na área de Ecotoxicologia Aquática.

Coordenação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4;
Vagas: 60
Público: geral
Dia: 1 de março de 2018, quinta-feira
Horário: 14h às 17h

Local
: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ:

Confira nossas redes sociais!