Saneamento Básico: Direito a Escolha

Desafios e avanços nos 10 anos da Lei do Saneamento

 

 Devido à necessidade de continuar a discutir os 10 anos da Lei de Saneamento, iniciada no mês de abril na primeira mesa redonda, estamos dando continuidade, a pedido do público presente e dos próprios convidados.
Na primeira mesa redonda foram discutidos vários pontos da Lei de Saneamento, destacando a universalização do acesso; mostrando a importância dela, e os desafios existentes no cenário brasileiro, afim de que ela avance e mude o cenário caótico em que vivemos.
No Brasil, o Saneamento Básico é considerado um direito assegurado pela Constituição, mas, não é bem isso que o cenário nos indica. Sendo definido pela Lei nº 11.445/2007.
Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de país desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na Saúde Infantil com redução da mortalidade infantil, melhorias na Educação, na expansão do Turismo, na valorização dos Imóveis, na Renda do trabalhador, na Despoluição dos rios e Preservação dos recursos hídricos, etc.
Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e metade do país não tem coleta de esgotos. Somente 42% dos esgotos gerados são tratados e isso explica a péssima qualidade da água da maior parte de nossos rios, reservatórios, baías. (Instituto Trata Brasil). Estudo do Instituto Trata Brasil mostrou que o Brasil convive com centenas de milhares de casos de internação por diarreias todos os anos (400 mil casos em 2011, sendo 53% de crianças de 0 a 5 anos), muito disso devido à falta de saneamento.
Venha participar desta mesa redonda e discutir junto aos especialistas da área!

Convidados:

Adalberto Joaquim Mendes: Especialista em Saneamento Ambiental, o Engº Adalberto Joaquim Mendes; autor do Livro "Saneamento Básico para Gestores Públicos", é consultor de Engenharia, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental. Foi Membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional, incumbido de coordenar a elaboração e promover a discussão do Plano Nacional de Saneamento – PLANSAB, representando o Poder Público Municipal. Professor da Escola de Engenharia Mauá na disciplina Hidráulica e Saneamento.

Rodrigo Lopes: consultor na área de logística reversa, Sustentabilidade, Tecnologias Limpas, preservação ambiental e Conselheiro do Instituto Ecofaxina. Consultor da Ambiance Solutions- Consultoria em Sustentabilidade e Saneamento Ambiental

Rubens Filho
: jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) com experiências em comunicação de órgãos públicos do interior de São Paulo e jornalismo cultural pela Europa. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.

Rodolfo Almeida: empresário, ambientalista, presidente da OSCIP SEAE – Sociedade Ecológica Amigos de Embu e diretor do Canal InfraVerde. Conselheiro nos conselhos COMAM – Conselho do Meio Ambiente Municipal de Embu das artes, CGAEV – Conselho Gestor da APA Embu Verde, RBCV – Reserva da Biosfera do Cinturão verde de São Paulo, CBH-AT – Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.

Coordenação: Érica Sena: Bióloga, Gestora Ambiental, Educadora e Diretora da UMAPAZ-4 (UMAPAZ Na Cidade)
Vagas: 60
Público: pessoas que tenham interesse pelo tema.

Dia: 27 de outubro de 2017, sexta-feira
Horário: das 14h às 17h. Auditório 3

 Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: