Workshop: A poluição do ecossistema aquático fruto da interferência humana

 

Anualmente, toneladas de produtos de diversos ramos são inseridos no mercado mundial. Após o consumo, esses produtos são destinados de forma irregular aos diversos compartimentos ambientais. Os ambientes aquáticos são um dos principais destinos finais desses produtos e de outros grupos específicos de contaminantes provenientes das atividades antrópicas. Além de atingirem os organismos aquáticos e causarem diversos danos biológicos, esses poluentes também afetam os consumidores do topo da cadeia alimentar aquática, os seres humanos.

 
Os temas que serão abordados serão:

• Poluição dos oceanos por plásticos
A produção mundial de plásticos e as suas aplicações na sociedade contemporânea encontram-se em constante crescimento e, como consequência, parte desse volume é disposto no ambiente de forma inadequada, levando ao acúmulo de resíduos plásticos no ambiente marinho, considerado seu repositório final. Estima-se que pelo menos 267 espécies de organismos marinhos são negativamente afetadas pelos plásticos, entre elas, aves, peixes, mamíferos e, claro, o homem.
Na apresentação será abordada a geração das fontes poluidoras de plásticos, tipos de resíduos plásticos que atingem os oceanos e como eles são classificados atualmente; comportamento ambiental desses materiais nos oceanos; efeitos sobre a fauna e microfauna marinha; fonte de contaminação aquática, etc. 

Poluição das Águas – ênfase aos contaminantes emergentes e interferentes endócrinos
Medicamentos, produtos de higiene pessoal, praguicidas, têm por destino final os rios e reservatórios, mas o que acontece depois? Qual o impacto da introdução de todos esses compostos ao meio ambiente e biota? O que são os contaminantes emergentes?
Estudos indicam que cerca de 1.500 substâncias químicas novas são lançadas no mercado mundial ano a ano, agregando princípios ativos farmacêuticos ou agroquímicos às águas.
A sociedade adquiriu nas últimas décadas um ritmo de vida acelerado, voltado para uma vida em um ambiente pouco natural, que demanda produtos industrializados. Essa situação exponencial nos mostram a presença de resíduos em águas superficiais e águas subterrâneas, apontando para a degradação da qualidade dos recursos hídricos.
Essa palestra tratará de um panorama geral da poluição hídrica, com foco para os contaminantes emergentes e interferentes endócrinos em água superficiais e subterrâneas.



Facilitação: 
Giovana Gimiliani: Diretora de pesquisa do Instituto Ecofaxina, bióloga doutoranda pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) da Universidade de São Paulo (USP), cuja tese é relacionada a microplásticos no ambiente marinho. Possui experiência em docência e pesquisa nas áreas de Resíduos Sólidos.
Gisela Martini: bióloga, graduada pela Universidade Santa Cecília – Santos. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP. Doutoranda em Ciências pela Universidade de São Paulo – SP Atualmente desenvolve projeto de pesquisa na área de Interferentes Endócrinos e possui experiência na área de Ecotoxicologia Aquática.

Coordenação:
Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4;
Vagas: 60
Público: geral
Dia: 24 de outubro de 2017
Horário: 14h as 17h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: