Palestra: Metodologia de Valoração Ambiental: O que é? Pra que serve?

 

 
O Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia de São Paulo-IBAPE/SP é uma entidade sem fins lucrativos que possui como objetivo congregar profissionais de Engenharia e Arquitetura para promover o avanço técnico das áreas de interesse. Visa ainda o aprimoramento profissional, promovendo cursos, congressos, seminários, workshops, palestras, ciclos de estudo, livros, artigos e elaboração de normas técnicas.
Desde 2011, a Câmara Ambiental do IBAPE/SP, com o auxílio multidisciplinar de diversos profissionais, aceitou o desafio de estudar o tema de Valoração de Áreas Ambientais, a fim de propor uma nova metodologia com amparo técnico para a questão. Este estudo complementa de forma prática a norma da ABNT NBR 14653-6 2008, que trata da Avaliação dos Recursos Naturais.
Em processos judiciais ou administrativos, como no caso de licenciamentos ambientais, a determinação do valor ambiental de uma área serviria de importante subsídio para a concessão ou não de licenças, bem como para a execução de compensações ambientais.
A existência de uma futura norma de valoração ambiental propiciará a atribuição de valor para a área, evidenciando seu grau de importância ambiental, possibilitando considera-la de forma holística no processo. Acreditamos ainda que a atribuição de valor ambiental a uma área aumentará a percepção da importância dos bens e serviços ambientais, contribuindo assim para as iniciativas de conservação ambiental.


Os tópicos que serão explanados durante a palestra serão:

- Porque valorar uma área ambiental?
- Conceitos associados à Valoração de Áreas Ambientais
- Método de Valoração de uma Área Ambiental
- Fatores Ambientais
- Determinação do Valor da Área Ambiental
- Questões da plateia


Facilitação:
Bruno Morais Nerici -Engenheiro Eletrônico pela Univ. Mackenzie. Pós graduado em Gestão e Tecnologia Ambiental pela Poli/Usp e em Perícia e Auditoria Ambiental pelo Ipen/Usp-Ibape. Professor de Perícia Ambiental do Ibape-SP. Coautor dos livros Análise de Sistema de Gestão Ambiental, Thex Editora, 2008 e Perícia Ambiental, Ibape-SP, Pini, 2011. Coordenador da Câmara Ambiental do Ibape-SP onde conduz o desenvolvimento da Cartilha de Valoração de Áreas Ambientais, agora em trabalho para Norma de Valoração de Áreas Ambientais.

Victor Manoel Ventura Seco -Engenheiro Agrônomo – ESALQ – USP - Pós graduado em Avaliações e Perícias de Engenharia – Moura Lacerda – IBAPE-SP. Vice Coordenador da Câmara Ambiental do Ibape-SP, atuando há 25 anos em Engenharia de Avaliações e Perícias Judiciais Ambientais. Coautor do livro de Perícia Ambiental, Ibape-SP, Pini 2011.

Misael Cardoso Pinto Neto: Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, pós-graduado em Perícias e Auditorias Ambientais pelo IBAPE/SP – IPEN/USP. Consultor em Engenharia Civil, Tratamento e Re-uso de Efluentes Domésticos. Perícias e Avaliações Judiciais em Engenharia e Ambientais, Assistências Técnicas, Inspeções Prediais e Ambientais, Vistorias de Vizinhança pré-obra. Professor em cursos de pós-graduação em Perícias de Engenharia. No IBAPE/SP é membro titular, membro da Câmara de Inspeção Predial, coordenador da Câmara Ambiental nas gestões 2008-2009 e 2010-2011, co-autor da Norma de Inspeção Ambiental Imobiliária, co-autor da Norma de Inspeção Predial, co-autor do livro Inspeção Predial e co-autor do livro Perícia Ambiental, palestrante na área ambiental em assembléias, seminários e congressos, professor em cursos diversos na área ambiental. Professor em Curso de Pós – Graduação em Perícias de Engenharia na Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC e em KROZAI/Faculdade REDENTOR.

Emilio Haddad – Foi Professor Livre Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo --USP, (1980 – 2013). Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT (1969-1997). Diretor da COHAB-SP (1983-1986). Diretor Técnico da Prefeitura da Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira (1983-1986). Coordenador do Programa de MBA em Desenvolvimento Imobiliário da FUPAM. Pós-doutorado e Professor Visitante do City and Regional Planning Department, da UC Berkeley (1989- 1991). Professor Visitante do Programa Erasmus Mundus Urbano, na TU-Darmstadt (2009). Membro do corpo docente do Lincoln Institute of Land Policy (1991-1992).

Thabata Soares Damasceno dos Santos – Bióloga pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de São Paulo (2013). Colaboradora da Câmara Ambiental do IBAPE/SP no desenvolvimento da metodologia de Valoração de Áreas Ambientais. Atua como consultora ambiental na área de levantamento de fauna e como perita e assistente técnica na área ambiental.

Rogério Henrique Ruiz - Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista – FCA/UNESP – Campus de Botucatu (1995); Pós-graduado em "Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais" pela Universidade Federal de Lavras – MG, nível Especialização (2002) e Pós-graduado em "Direito Ambiental" pela UniAnchieta - Jundiaí/SP, nível Especialização (2009).

Letícia Sayuri Kozawa Batista - Engenheira Ambiental pela Escola Politécnica da USP (2016). Curso de Extensão INSPER: Tributação e Meio Ambiente (2017). Colaboradora da Câmara Ambiental do Ibape-SP no desenvolvimento da metodologia de Valoração de Áreas Ambientais. Palestrante em curso de pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie com o tema Pagamento por Serviços Ambientais.

 

Coordenação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4

Vagas: 50
Público: geral

Dia:
17 de agosto de 2017, quinta-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: