História da Educação Ambiental

Programa Tecendo Projetos Socioambientais

Clique aqui para voltar para a página do Programa

 

Embora os primeiros registros da utilização do termo “Educação Ambiental” datem de 1948, num encontro da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) em Paris, os rumos da Educação Ambiental começam a ser realmente definidos a partir da Conferência de Estocolmo, em 1972, onde se atribui a inserção da temática da Educação Ambiental na agenda internacional. Em 1975, lança-se em Belgrado (na então Iugoslávia) o Programa Internacional de Educação Ambiental, no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro.

Desde 1975 até hoje muitas águas já rolaram e os desafios ambientais cresceram tanto que já vivemos uma crise socioambiental que se apresenta em larga escala. Saber mais sobre os processos históricos do que estamos vivendo na Educação Ambiental se faz extremamente importante para que possamos como civilização, buscar acordos em agendas globais e planejar ações educativas para o futuro.

Objetivo: Conhecer sobre a história da Educação Ambiental e dos principais movimentos ambientalistas para planejar agendas de futuro.

Facilitação: André Luiz Moura de Alcântara, Sociólogo graduado pela USP com Especialização em Educação Ambiental pela FSP/USP e com Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP. Trabalha na PMSP desde 1992 e em SVMA desde 1994 com Educação Ambiental. Desde 2006 faz parte do corpo técnico da UMAPAZ.

Coordenação:
Érica Regina de Sena Silva, bióloga, gestora ambiental, educadora e diretora da Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental/ UMAPAZ na Cidade.
Priscila Col Del Nero, bióloga e educadora ambiental especializada em Ecologia e Biologia Animal, Consultoria Ambiental, Transdisciplinaridade e Cultura de Paz. Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.
Alessandro Mendonça Mazzoni, Biólogo, Mestre em Ecologia e Educador Ambiental. Atualmente Atualmente coordena projetos de Educação Ambiental na Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ.

 

Convidamos a todos a trazerem algum alimento ou bebida para fazer um lanche coletivo. Lembramos também que não fornecemos copinhos, por isso traga sua caneca.

Vagas: 50

Dia: 23 de maio de 2017, terça-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: