Apresentação da experiência e resultados do Programa de Educação Ambiental da APA Capivari Monos – Fase II– CAPIVARI MONOS

Sobre: O PEA - Programa de Educação Ambiental da APA - Área de Proteção Ambiental Capivari Monos, teve inicio em 2006 com o objetivo de sensibilizar os moradores da região quanto à importância da criação da APA e quanto às atividades compatíveis com seu objetivo de criação. Desde então esse programa ocorre permanentemente com atividades que envolvam a comunidade local em compreender técnicas que sejam compatíveis com a região e sua realidade.
Essa é a Fase II do TAC – Termo de Ajuste de condutas gerado pela instalação da rede de distribuição de energia construída por FURNAS Centrais Elétricas que perpassa essa região.
O público direto envolvido são os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Promoção Ambiental (APAS) do Programa Estratégia Saúde da Família, vinculada a SMS, como também as lideranças e Conselho Gestor da APA Capivari Monos. Esta Fase está na etapa da construção de 9 sistemas modelos que serão instalados nas UBS do território da APA e arredores definidos pelo grupo envolvido. O projeto financiado pelo TAC/FURNAS se encerra em julho de 2017.

Neste dia apresentaremos o desenvolvimento do projeto orientado pela Permacultura no planejamento das ações considerando o espaço e a utilização de técnicas simples e de baixo custo ligados à água , ao tratamento de esgoto, entre outras que incentivem os moradores a construir sistemas de saneamento com pouco recurso em uma região com forte característica rural.

Facilitadores: Vinícius Martuscelli Ramos - Gestor da APA Capivari Monos e Lucas Camba – Educador Ambiental da Walm Ambiental - contratada em desenvolver o projeto e Jonatas Cordeiro Knupp - Permacultor, facilitador das turmas e morador da região.

Apresentação da experiência pelo Permacultor Jonatas Cordeiro Knupp - facilitador das atividades do Projeto 

Coordenação: Sonia Joana Jabur Salomão – Educadora Ambiental da UMAPAZ 4 – Divisão de Difusão de Projetos de Educação Ambiental

Parceria: Divisão de Unidades de Conservação / DEPAVE 8 e FURNAS/WALM

Público: Aberto aos técnicos da UMAPAZ e ao público geral

Dia: 09 de maio de 2017, terça-feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Não é necessário fazer inscrição.

 


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: