Ciclo de Diálogos: Água e a Metrópole

 

O Ciclo de Diálogos que será realizado na Sede da UMAPAZ organizado pela Divisão – 3 (Formação em Educação Ambiental) intitulado: Água e a Metrópole ocorrerá durante todo o ano de 2017. Com periodicidade mensal, terá como missão construir a reflexão e difundir idéias; políticas públicas; projetos relacionados à Gestão Sustentável Urbana da Água na Cidade de São Paulo. Serão convidados profissionais com grande experiência na esfera pública, acadêmica e da sociedade civil para conversar sobre várias questões relacionadas à água em área urbana, tais como: aumento da rede coletora e do tratamento de esgoto; despoluição dos pequenos córregos e ribeirões além dos grandes rios e a proteção dos reservatórios com recuperação de nascentes e matas ciliares.

Atenção!

» Forneceremos declaração de horas em cada encontro, basta entrarem em contato com a equipe.

» O certificado de participação do Ciclo de Diálogo será dado no último encontro para os participantes com frequência de pelo menos 75%.

 

Programação:  17 de outubro de 2017


Tema: Água e Sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções
O aumento dos fenômenos severos relacionados ao clima como secas e enchentes por um lado e por outro, a contaminação dos corpos hídricos urbanos, tornando o acesso à água em qualidade e quantidade para a população da Cidade de São Paulo cada vez mais difícil. Nesse contexto os autores do livro: Água e Sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções irão conversar sobre sensibilização e ampliação da co-responsabilidade na governança da água, através de processos coletivos que promovam diálogo, participação e práticas inovadoras. A seguir depoimento dos autores sobre o livro (retirado de http://www.iee.usp.br ).
"Esta publicação foi elaborada no sentido de informar e estimular processos de colaboração e interconexões entre instituições, pessoas, ideias e ações, a partir de um conhecimento baseado em valores e práticas sustentáveis, indispensáveis para estimular o interesse e o engajamento de pessoas na ação e na responsabilização. Com isso, esperamos promover, contribuir, sensibilizar e ampliar a co-responsabilidade na governança da água por meio de processos coletivos que promovam diálogo, participação e práticas inovadoras."
Baixa gratuitamente o livro pelo site: http://goo.gl/Bsn8q3

Facilitação: Pedro Jacobi, Doutor em Sociologia e Professor Titular na Faculdade de Educação/ USP e Edson Grandisoli, Doutorando em Educação e Sustentabilidade pelo PROCAM/USP e Consultor Independente em Educação e Sustentabilidade.

 

 Próximos encontros:

21 de novembro


Coordenação: Miriam Falotico, Bióloga, Doutora em Ciências e Educadora Ambiental na UMAPAZ.

Vagas: 100
Público: funcionários públicos; educadores; estudantes; conselheiros; administradores de parques.

Dias: terças-feiras (exceto o 8° encontro que acontecerá segunda-feira)
Horário
: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ - Pq. do Ibirapuera – Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. Republica do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

 

CONFIRA OS ENCONTROS QUE JÁ ACONTECERAM:

• 1º Encontro: 21 de fevereiro, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Operação Defesa das Águas: Experiência de Fiscalização Integrada dos Mananciais

ConvidadoWalter Tesch, licenciado em Sociologia pela Universidade da Republica Uruguai e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Católica do peru; Coordenou área de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (2011-2015); sub-prefeito de Parelheiros (2011-2015). Atualmente Diretor do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD)/SVMA.

 • 2° Encontro: 28 de março, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Programa Córrego Limpo

Convidado: Helio Rubens Figueiredo, psicólogo social com especialização em “Saúde Mental e Saúde Pública”, pela Faculdade de Saúde Pública;
Assessor da Diretoria Metropolitana da SABESP; Coordenador do “Fórum de Responsabilidade Socioambiental” no âmbito da Diretoria.

Tema: Saneamento e Educação Ambiental na Macrometrópole Paulistana

Convidado: John Emilio Garcia Tatton, Coordenador de Educação e Desenvolvimento Ambiental, na Superintendência de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, onde trabalha há 36 anos. Professor universitário das disciplinas: Saneamento Ambiental na Faculdade de Engenharia e Ecologia Urbana no Curso de Arquitetura e Urbanismo na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, há 10 anos. Está como representante da Sabesp na Câmara Técnica de Educação Ambiental – CTEA no Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CRH. (2014/17).

• 3º Encontro: 18 de abril, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Reservatórios da região metropolitana de São Paulo: uma visão sobre a qualidade de suas águas

Convidada: Sheila Cardoso da Silva - Pós doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP-Sorocaba, é Doutora e Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Aquáticos pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Ecologia aquática, focando aspectos relacionados à contaminação ambiental por metais. Atualmente sua pesquisa busca propor alternativas ecológicas à gestão de recursos hídricos baseando-se no Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos Europeu.

Tema: O Reservatório no Contexto da Paisagem

Convidada: Iris Amati Martins - Bióloga pela UNESP; Doutora em Ecologia pela USP; Coordenadora de Meio Ambiente na INERCO Brasil e Responsável Técnica junto ao CRBio.

• 4º Encontro: 16 de maio, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Roda de conversa sobre Jardins de Chuva; Abre a caixa; Caminhada às Nascentes; Observando as águas no Córrego das Corujas e Projeto Rede das Águas SOS Mata Atlântica.

ConvidadosCristina V. Haas, antiga moradora do Bairro de Pinheiros, vizinha da Praça Victor Civita; Flavio Scavasin e Jussara Nery, ambos moradores do ecobairro Vila Jataí.

• 5º Encontro: 20 de junho, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Educação para a Ecologia de Rios e Lagos

Convidada: Miriam Helena Bueno Falótico, bióloga, pedagoga e educadora ambiental na UMAPAZ
 

• 6º Encontro: 18 de julho, terça-feira, das 14h às 17h

Tema: Os desafios da atuação Socioambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Aricanduva

Convidados:
Lia Salomão: Geógrafa e Educadora Ambiental da UMAPAZ, coordena o Programa Carta da Terra em Ação e o curso “Articulação de Agentes Socioambientais Territoriais”
Fernando Deli: Geógrafo coordenador de Educação Ambiental do Núcleo de gestão descentralizada Leste 1 da SVMA


» Clique aqui e veja todas as atividades da UMAPAZ

 

Como chegar na UMAPAZ: