Difusão de Projetos em Educação Ambiental

UMAPAZ na cidade

Programas e Projetos

cabeçalho
     
  
 

Quem somos

A Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental – DDPEA, planeja, elabora e coordena atividades e projetos socioambientais articulados às políticas públicas, fomentando e incentivando a criação de redes de participação socioambiental. As atividades realizadas pela divisão visam a formação de multiplicadores para a disseminação de práticas sustentáveis em parques municipais e outros equipamentos e espaços públicos, incentivando a participação de atores formais e não formais no desenvolvimento de ações sobre temáticas socioambientais no Município.
Estas ações são executadas por meio da elaboração de projetos estruturados dentro de cinco programas, clique no logo de cada programa e conheça!

Os programas acima seguem sete princípios norteadores:

 Articular, fomentar e incentivar a formação de redes de ação locais (art. 42, II do Decreto nº 58.625/19);

• Incentivar a autonomia dos participantes formais e não formais (art. 42, V do Decreto nº 58.625/19);

• Formar multiplicadores de projetos socioambientais (art. 42, III do Decreto nº 58.625/19);

• Priorizar estratégias pedagógicas participativas, de sensibilização e do livre percurso de aprendizagem (art. 38, V do Decreto nº 58.625/19);

• Promover a difusão de intercâmbio de informações e experiências vinculadas à educação ambiental (art. 38, XII do Decreto nº 58.625/19);

• Fortalecer e estimular políticas públicas identificadas de demandas comunitárias e institucionais, locais e municipais (art. 42, IV do Decreto nº 58.625/19);

• Atuar em parceria com outras instâncias públicas e privadas nos programas e projetos de educação ambiental (art. 42, VI do Decreto nº 58.625/19);

NOSSA EQUIPE

Diretora

Letícia Bomediano da Costa - lbcosta@prefeitura.sp.gov.br
Ambientalista, graduada em engenharia ambiental, especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade– UFSCAR. Desde 2018 na secretária do Verde e Meio Ambiente, atuou por 5 anos como gestora de parques urbanos e atualmente atua como diretora da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental na Coordenação de Educação Ambiental (CEA UMAPAZ) da SVMA/PMSP.

Educadores


André Luiz Moura de Alcantara
Sociólogo graduado na FFLCH- USP, em Ciências Sociais, com Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública- USP e em Gestão Ambiental pela Faculdade de Engenharia Mecânica- UNICAMP. Trabalha em SVMA desde 1994, com Educação Ambiental e na Coordenação CEA UMAPAZ desde 2005.  

Andréa Focesi Pelliccioni
Analista de Meio Ambiente na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ/SVMA. Geógrafa, Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), Mestre e Doutora em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP com curso de aperfeiçoamento em educação ambiental e doutorado sanduíche realizados na Macquarie University (Austrália). No campo da docência, atuou como professora auxiliar no ensino fundamental, professora universitária em cursos de graduação na área da saúde, bem como professora convidada em cursos de atualização e especialização nas áreas da saúde e meio ambiente. Trabalhou como Analista Ambiental do Ibama no Amazonas. Tem experiência em projetos e publicações nos campos da Educação Ambiental e da Promoção da Saúde.

Alessandro Mendonça Mazzoni
Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, mestre em Ecologia também pelo IB/USP. Atualmente é Analista em Meio Ambiente junto a Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ. Atuou de 2010 a 2016 no Departamento de Gestão Descentralizada, na área de fiscalização ambiental. Atua também como professor universitário, desde 2004, ministrando disciplinas nas áreas de ecologia, estatística e evolução. Também atua como consultor autônomo em planejamento e análise de dados nas áreas de meio ambiente e de saúde desde 2006.

Celeste Aparecida Paranhos
Administradora de Empresas, formada pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), com MBA em Marketing pela FGV.
Experiência de 24 anos na indústria Alimentícia, atuando como gestora na área comercial.
Na carreira pública desde Fev/23, desempenhando a função de assessora de gabinete, e desde Ago/23 desempenha suas funções na DDPEA – CEA/ UMAPAZ.

José Francisco Armelin - jfarmelin@prefeitura.sp.gov.br.
Formado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA/Amparo.
Ingressou na Prefeitura Municipal de São Paulo no ano de 2011 pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, atuou na Divisão de Gestão Descentralizada - DGD Norte I ,II e Centro Oeste II, entre 2011 a 2017 como Coordenado de Educação Ambiental, integrou o quadro de professores da Escola Municipal de Jardinagem - EMJ, entre 2018-2022. Atualmente integra a Equipe de Educadores Ambientais da Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental - DDPEA e na coordenação nos trabalhos da Escola de Agroecologia de Parelheiros/CEA-UMAPAZ.

Lilian de Jesus Andrade
Esteticista e Cosmetóloga graduada UNIP.
Especialização em Educação Ambiental – ABED (2005).
Iniciou em julho como técnica de Projetos na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) vinculada a CEA-UMAPAZ.

Luís Henrique Marinho Meira
Engenheiro Agrônomo, Especialista em Meio Ambiente. Atuou junto a comunidades indígenas do Estado da Bahia entre os anos de 2001 e 2002. Em 2003 assumiu o cargo de Analista de Desenvolvimento Agrário junto ao Incra/SP cargo que ocupou até outubro de 2009. Foi consultor de viveiros florestais entre 2009 e 2010 quando inicia sua carreira de Analista de Meio Ambiente na Prefeitura de São Paulo. Participou da construção da 1a Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da cidade que avalizou a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, o qual presidiu em duas gestões consecutivas entre os anos de 2015 a 2020

Roberta Ferreira de Souza
Arquiteta e Urbanista, concursada pela PMSP, graduada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, pós graduanda em Sustentabilidade Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e especialista em paisagismo biofílico. Desde 1998 na vida pública, já atuou em diversas Secretarias da Prefeitura (SEHAB, SMSU, SIURB) e do Governo do Estado de São Paulo. Hoje, desempenha suas funções na DDPEA – CEA/ UMAPAZ, como educadora ambiental.

Roseli Allemann
Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), (1991 – 2023) – há 32 anos trabalha nas áreas de agroecologia, agricultura orgânica; povos tradicionais(originários, quilombolas e caiçaras); conservação, manejo e preservação de recursos naturais; manejo de vegetação arbóreo e sistemas agroflorestais e sustentabilidade; educação ambiental, tecnologias sustentáveis e sociais ; aproveitamento de alimentos e alimentação viva.
Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SENAC) dissertação de mestrado tema” Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo.
Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP) -
Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley)
Especialista em Geoprocessamento (SENAC) tema: analise espacial da produção orgânica no estado de São Paulo.
Trabalhou nas décadas de 1991- 2010 com comunidades tradicionais:
Caiçaras e quilombolas e agricultores familiares no Vale do Ribeira com manejo de recursos naturais e saf- sistemas agroflorestais por Ongs e Prefeituras
Aldeias guarani TI Tekoa Pyau e TI Tenonde Porã e agricultores na região do extremo sul da cidade de São Paulo por empresas, Ongs e prefeitura.
Trabalhou nos últimos 14 anos
Manejo arbóreo – região de Parelheiros; UCs pela DGUC e Educação ambiental/Sustentabilidade/manejo/ educação ambiental: planejamento agroecológicao, zona rural, sintrópica, ucs, agricultura urbana e periurbana
Escola de agroecologia de Parelheiros –– projeto e implantação vitrines demonstrativas de técnicas sustentáveis – tecnologias sociais.

 

Estagiária


Helena Antunes
Bacharelanda em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e estagiária de Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da Universidade de Meio Ambiente em Paz (UMAPAZ) da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) desde 2023.
Atuante em atividades acadêmicas como Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Iniciação Científica com foco em área de conservação pelo Departamento de Geografia e Laboratório de Climatologia e Biogeografia, atuando também em grupos de estudos relacionados à Unidades de Conservação (UC’s).

Laura da Silva Biaggioli
Licenciada em Geografia do Instituto das Cidades, no campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (ICZL/UNIFESP) e estagiária na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ desde 2023. Atua também no Centro de Estudos Periféricos (CEP) da UNIFESP e, de forma independente, em coletivos culturais de Parelheiros.

Milena Cristofori de Almeida
Bacharelanda em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP) e estagiária na Divisão de Difusão de Projetos em Educação Ambiental (DDPEA) da CEA-UMAPAZ desde maio de 2023. Atuando também na área comercial da Empresa Júnior de Gestão Ambiental (GA Jr.) da USP e na parte de comunicação do Diretório Acadêmico de Gestão Ambiental (DAGA).