Share

UMAPAZ

Programação mensal 2015

 

 PALESTRAS, OFICINAS E TRILHAS

 

ATIVIDADE DIA
Palestra: Melhorando a Comunicação Interpessoal 2, quinta-feira, das 9h às 11h30
Escolha a Calma: Gentileza 7, terça-feira, 19h às 21h
Programa Carta da Terra em Ação: Agroecologia e a produção de orgânicos em São Paulo 7, terça-feira, das 19h às 22h
Programa Carta da Terra em Ação: Educação Integral como Política Pública 14, terça-feira, das 19h às 22h
Trilha Brincando na Mata no Parque Alfredo Volpi 16, quinta-feira, às 14h
Palestra Felicidade é uma escolha? 16, quinta-feira, das 14h às 18h
Trilha dos Sentidos e oficinas Parque Vila Guilherme/Trote 18, sábado, às 10h30
Trilha do Tesouro no Parque Jardim da Luz 23, quinta-feira, às 14h 
Concerto Meditativo: Tigelas de Cristal de Quartzo 23, quinta-feira, das 19h às 21h
Trilha do Tesouro Parque Piqueri 25, sábado, às 10h30
Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm de 27/07 a 7/12, segundas-feiras, das 14h30 às 16h30
Oficina de Introdução ao Diálogo 28 e 30/07, terça e quinta-feira, das 14h às 17h

  

 

Formação de Agentes Socioambientais Urbanos
O Programa Carta da Terra em Ação visa contribuir na formação de uma rede de cidadãos preparados para agir no ambiente urbano em prol da transformação para uma cidade sustentável e educadora, abertos a percorrer um processo de aprendizagem contínuo e integrado, fundado no revisitar de conceitos.
Faz parte deste Programa a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos e Ciclos de Palestras contínuos que aprofundam as discussões e fomentam a rede.
Público: cidadãos interessados e abertos a compreender a complexidade da cidade, conhecendo ferramentas e vivenciando experiências que qualifiquem sua atuação em São Paulo.

_______________________________
Data: de 14 de abril a 21 de julho de 2015 (terças e quintas-feiras)
Horário: das 19h às 22h
Carga horária: 100 horas totais
Inscrições encerradas. 

 

 

Palestra: Melhorando a Comunicação Interpessoal
A linguagem é um instrumento de comunicação, através dela expressamos o que se passa em nossa mente, ou seja, expressamos nosso modelo de mundo. A ideia completa e plena do que queremos dizer está na estrutura profunda da linguagem e de nossa neurologia. A estrutura profunda não é consciente. Encurtamos essa estrutura profunda de maneira a poder falar claramente, e o que dizemos é chamado de estrutura superficial. Se não reduzíssemos essa estrutura profunda a conversa seria muito longa. Para passar da estrutura profunda para superficial fazemos inconscientemente, generalizações omissões e distorções. Esses três mecanismos são necessários mas podem levar á dificuldades na comunicação e gerar conflitos. A palestra abordará sobre o Metamodelo, desenvolvido por J.Grinder e R. Bandler, um conjunto de padrões de linguagem e perguntas que reconecta esses mecanismos à experiência que a gerou, favorecendo uma comunicação interpessoal mais clara e eficaz.
Público: Pessoas interessadas em geral.

_______________________________
Dia: 2 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: das 9h às 11h30
Inscrições encerradas.
 

 

Escolha a Calma: Gentileza
A UMAPAZ em parceria com a Organização Brahma Kumaris convida a todos os interessados a participarem da palestra e workshop Escolha a Calma.
Você tem cinco minutinhos pra passar no banco, vai ao caixa eletrônico, que está em manutenção, resolve ir ao caixa da agência, mas a porta de segurança não te dá passagem por causa de alguma moeda escondida sabe-se lá onde. Você finalmente entra, tem só uma senhora na sua frente, mas ela tem dificuldades de audição e está com um calhamaço de contas pra pagar… escolha a calma.
“Escolha a Calma” é uma campanha de utilidade pública que promove a escolha consciente pela paz, e não violência na sociedade.
Com base na reflexão e na prática de 12 valores – amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza, essa experiência oferece ferramentas que ajudam as pessoas a superarem o medo e a raiva escolhendo a calma nas situações do dia-a-dia. Estes preciosos valores serão desenvolvidos em workshops mensais aqui na UMAPAZ em futura divulgação.
Público: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema.

_______________________________
Dias: 7 de julho de 2015, terça-feira
Horários: 19h às 21h
Inscrições: aqui

 

 

Palestra Felicidade é uma escolha?
A palestra irá abordar o universo das escolhas que fazemos a todo momento, conscientes ou não, e a responsabilidade que colocamos em vão nas situações e pessoas à nossa volta para a realização da nossa felicidade.
Após a palestra serão oferecidas sessões de jogos para que o público possa experienciar a sabedoria proporcionada por este jogo tão oportuno para nossos tempos de grandes mudanças nas relações interpessoais e globais.
Público: Pessoas acima de 16 anos, interessadas em seu autoconhecimento.

_______________________________
Dia: 16 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: das 14h às 18h
Inscrições: aqui

 

 

Escolha a Calma para Criança - Cooperação
“Escolha a Calma” é uma campanha de utilidade pública que promove a escolha consciente pela paz e não-violência na sociedade.
Para a abertura da campanha “Escolha a Calma”, venha divertir-se com o jogo Escadas e Serpentes, uma atividade que será desenvolvida em um dos lindos e aconchegantes bosques do Parque Ibirapuera.
Com base na reflexão e na prática de 12 valores – amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza, essa experiência oferece ferramentas que ajudam as pessoas a superarem o medo e a raiva escolhendo a calma nas situações do dia-a-dia. Estes preciosos valores serão desenvolvidos em workshops mensais aqui na UMAPAZ em futura divulgação.

______________________________
Dia: 21 de julho de 2015, terça-feira
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: aqui

 

 

Concerto Meditativo com Tigelas de Cristal de Quartzo
O Concerto é o espaço para experimentar em si mesmo os incríveis efeitos que este som pode produzir. É uma verdadeira “massagem sonora”, criada por uma variada gama de sons agradáveis, relaxantes, profundos e talvez inquietantes, que podem trazer inúmeros benefícios: relaxamento profundo, clareza mental, insights, liberação de “nós” emocionais e bloqueios, e muitas outras coisas.
Facilitação: Luiz Pontes e Rita Pontes

________________________________
Dia: 23 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: das 19h às 21h
Não é necessário fazer inscrição 

 

Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm
Esta atividade está sendo proposta como parte do Projeto teórico-vivencial sobre “A prática do Diálogo para o fortalecimento das redes de convivência”.
Enquanto o objetivo do Grupo Experimental de Diálogo é aprender a dialogar através da reflexão conjunta e da prática continuada, o Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm visa aprofundar a compreensão teórica das ideias de David Bohm.
Esta é uma atividade que vem a responder à necessidade apontada por alguns participantes do Grupo Experimental, que gostariam de compreender mais profundamente as bases teóricas do Diálogo e àqueles que gostariam de aplicar a metodologia nos seus grupos.
Vagas: 25
Público: Profissionais da área ambiental e pessoas interessadas nas questões socioambientais e na cultura de paz.
Pré-requisito: pessoas que concluíram a Oficina de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo.

_______________________________
Dias: de 27 de julho a 7 de dezembro, segundas-feiras
Horário: das 14h30 às 16h30
Carga horária: 18 horas
 

Oficina de Introdução ao Diálogo (Turma 1)
Esta oficina visa apresentar a metodologia do Diálogo, na visão de David Bohm, abordando os principais conceitos que sustentam a sua prática, através de exposição e vivências.
A proposta, que integra o projeto “A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência”, tem por objetivo a reflexão conjunta e a prática continuada do diálogo. Segundo Humberto Mariotti, que tem expressiva contribuição para a compreensão e disseminação da metodologia do diálogo no Brasil: “Diálogo, reflexão conjunta, observação cooperativa da experiência, é uma metodologia de conversação que visa melhorar a comunicação entre as pessoas e a produção de idéias novas e significados compartilhados. Ou posto de outra forma, é uma metodologia que permite que as pessoas pensem juntas e compartilhem os dados que surgem desta interação sem procurar analisá-los ou privilegiá-los de imediato”.
Vagas: 30 (haverá SELEÇÃO entre os 50 primeiros inscritos)
Facilitação e coordenação: Márcia Amélia Moura
Público: pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados e desenvolver a auto- observação

________________________________
Dia: 28 e 30 de julho de 2015, terça e quinta-feira
Horário: das 14h às 17h
 


 

Aventura Ambiental
Coordenação: Thereza Christina Rosa e Márcia Barbosa Corrêa
E-mail: aventuraambientalumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 
 

Danças Circulares
As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade.
Vagas: aberto
Coordenação: Estela Gomes e Thereza Rosa
Público: interessados em geral

________________________________
Dias: Todas as quartas-feiras
Horário: das 9h às 11h
Local: Sede da UMAPAZ


Meditação
Prática que conduz à parmanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser. São enfocados conhecimentos milenares dos sábios taoístas sobre a relação do ser humano com a Natureza com práticas elaboradas para promover o equilíbrio, a serenidade e a qualidade de vida.
Vagas: aberto
Facilitação: Jeni Rodrigues Queiroz
Coordenação: Suely Feldman Bassi
Público: interessados em geral

________________________________
Dias: Todas as quartas-feiras
Horário: das 11h às 12h30
Local: Sede da UMAPAZ

Tai Chi
A prática visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz. É uma atividade para integração do Céu, da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.
Vagas: aberto. Não é necessário realizar inscrição.
Facilitadora: Maria Cristina Leite
Coordenação: Suely Feldman Bassi

________________________________
Dia: Todas as segundas e sextas-feiras
Horário: às 10h30
Local: Espaço Serraria – Av. República do Líbano, s/n – Portão 7.


Trilhas Urbanas
O programa Trilhas Urbanas realiza trilhas interpretativas em educação ambiental nos parques municipais de São Paulo. A trilha monitorada é uma caminhada ao longo do parque, com paradas em pontos estratégicos para o desenvolvimento de atividades interativas. Durante a monitoria são tratados aspectos geográficos, históricos, culturais, da fauna, flora e temas socioambientais.
Público: interessados em geral
Informações e agendamentos: vtvalentini@prefeitura.sp.gov.br
facebook.com/equipetrilhasurbanas

 

 

Mês de Julho- Trilhas especiais nas férias escolares
Férias!! Curta os parques e a nossa programação especial para as crianças.

 

 >> Parque Alfredo Volpi
“Brincando na Mata”
Dia: 16 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: às 14h
End.: Av.Eng. Oscar Americano, 480 - Morumbi
Ponto de encontro: Parque infantil

 


>> Parque Vila Guilherme/Trote
“Trilha dos Sentidos e oficina”
Dia: 18 de julho de 2015, sábado
Horário: às 10h30
End.: Rua Nadir Dias Figueiredo s/nº. Vila Guilherme
Ponto de encontro: Administração do Parque


>> Parque Jardim da Luz
“Trilha do Tesouro”
Dia: 23 de julho de 2015, quinta-feira
Horário: às 14h
End.: Praça da Luz, s/nº - Bom Retiro
Ponto de encontro: Administração do Parque


>> Parque Piqueri
“Trilha do Tesouro”
Dia: 25 de julho de 2015, sábado
Horário: às 10h30
End.: Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé
Ponto de encontro: Administração do Parque

 

  

Quer receber nosso mailing? Cadastre-se aqui.
Veja a nossa programação completa no blog da UMAPAZ.