Planetário do Ibirapuera estreia nova Sessão

Em apenas 20 anos de pesquisa, observando pedacinhos do céu, encontramos mais de 3000 planetas girando ao redor de outras estrelas. Essas descobertas mexem com a humanidade, pois trazem à tona nossas questões mais profundas: estamos sós no universo? A possibilidade de vida fora da terra, no entanto, continua sendo apenas uma hipótese – e cruzar as enormes distâncias que nos separam desses planetas é impraticável.

Em sua terceira versão, a sessão Planetas do Universo apresenta as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar e, com isso, pretende sensibilizar o público do quão única é a Terra. Nosso planeta, um cisco na imensidão do universo, ainda é o ambiente ideal para vida. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível.

Para levar essa nova sessão ao público pela primeira vez, o Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, está com uma programação especial. Em 23/06, dois astrônomos brasileiros, pesquisadores do Trinity College da Irlanda, estarão em São Paulo para falar de temas de ponta da pesquisa em astronomia para o público dos Planetários.

Aline Vidotto é professora de astrofísica e pesquisa a interação de exoplanetas com os ventos estelares de suas estrelas mães. Os modelos desenvolvidos pela pesquisadora em suas simulações 3D são alguns dos mais realistas existentes. Aline vai nos brindar com uma palestra sobre exoplanetas, intitulada “A dança invisível: a busca por planetas fora do sistema solar”.

José Henrique Groh é membro eleito da Comissão de Estrelas Massivas da União Astronômica Internacional (IAU) e pesquisa a vida das estrelas, como elas se formam, evoluem e o que as leva a terminar como fantásticas supernovas. Ele vai compartilhar conosco os principais avanços na pesquisa científica dessa área, na palestra “Velozes e Furiosas: De estrelas a supernovas”.

Após as palestras e a exibição da sessão, os pesquisadoras ficarão à disposição do público para um bate-papo e tirar as dúvidas sobre esses temas e a profissão de astrônomo.

Resumo da programação:

19h30 – Exoplanetas – Aline Vidotto
20h00 – Supernovas – José Henrique Groh
20h30 – Exibição da Sessão "Planetas do Universo"
21h30 – Bate-papo com os astrônomos

 

Serviço

Estreia da sessão de cúpula "Planetas do Universo"

Dia: 23 de junho de 2017, sexta-feira
Horário: a partir das 19h30
Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini (Parque Ibirapuera)
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera
Pedestres: Acesso pelo portão 10
Estacionamento: Portão 3 (Zona Azul)

Serão distribuídas senhas no local 1 hora antes da atividade.

 

» Clique aqui e veja todas as atividades do Planetário Ibirapuera

 

 Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orisini (Parque Ibirapuera):