Share

Programação mensal 2017

Planetário Municipal do Carmo Prof. Acácio Riberi

Quer receber nosso mailing? Cadastre-se aqui.
 

 

PROGRAMAÇÃO MENSAL

» Cursos em andamento (inscrições encerradas)

 

 

Clique aqui e veja a programação completa da UMAPAZ

Veja a sinopse das sessões do Planetário

Sessões para escola: Agendamento escolar

Funcionamento do Planetário: Público geral

 

  SESSÕES DE CÚPULA

Sessões para o público geral

»sábados, domingos e feriados

13h – "A Janela Mágica" (sessão infantil)
15h – "Planetas do Universo" *
17h – "Planetas do Universo"
* Nos dias 9 e 23 de julho, a sessão será interativa com palestrante convidado.

»quintas-feiras
15h – "Planetas do Universo"
17h - "Planetas do Universo"


Sessões de cúpula para o público escolar
Dias: de terça e quinta
Horários: 9h, 10h30, 14h, 15h30
Sessão Escolar: “A Janela Mágica” ou “Os Cometas”


PROGRAMAÇÃO JULHO
SESSÕES INTERATIVAS
Domingos, às 15:00
Dia 09: “História da observação astronômica e a era dos telescópios gigantes”
Rafael Ribeiro - IAG/USP

Dia 23: “Nossa estrela, o Sol”
Jorge Fernando Valle Silva – Mackenzie

OBSERVAÇÃO NOTURNA COM TELESCÓPIO
das 18:30 às 21:00
sextas-feira  28


BANCA DA CIÊNCIA
Experimentos Científicos
Dia 30, domingo, das 14:00 às 17:00.


As apresentações duram aproximadamente 40  a 60 minutos e são gratuitas. Ocorrem aos sábados, domingos e feriados nos meses de março a junho e agosto a novembro.
Nos meses de férias (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) as sessões abertas ao público ocorrerão às quintas às 15h E 17h, sábados, domingos e feriados às 13h, 15h e 17h.
 

Por questões relacionadas à segurança e ao ambiente interno da sala durante as sessões, é permitida a entrada de crianças menores de 5 (cinco) anos, desde que os pais ou responsáveis apresentem o documento de identidade.

Senhas em sessões para o público:

As senhas para as exibições ao público serão distribuídas sempre uma hora antes do horário das sessões, ou seja, a partir de 12h, 14h e 16h dos sábados, domingos e feriados.
Haverá duas bilheterias, uma destinada ao público em geral e outra para atendimento prioritário destinado à idosos, às gestantes, aos obesos e às pessoas com deficiência, obedecendo à legislação vigente dos Estatutos do Idoso e do Portador de Deficiência.
O Estatuto do Portador de Deficiência prevê, em seu artigo 23, que teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, casas de espetáculos, salas de conferências e similares reservarão, pelo menos, dois por cento da lotação do estabelecimento para pessoas em cadeira de rodas, distribuídos pelo recinto em locais diversos, de boa visibilidade, próximos aos corredores, devidamente sinalizados, evitando-se áreas segregadas de público e a obstrução das saídas, em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade da ABNT.
A sala de projeção do Planetário do Carmo terá reservadas 11 senhas para atendimento prioritário a pessoas com deficiência com 4 espaços para cadeiras de roda, além de outras 11 para gestantes, idosos e obesos. Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante.
Das 230 senhas por sessão, teremos, portanto, 44 assentos reservados para atendimento prioritário e seus acompanhantes.
Logo, para o público em geral, serão disponibilizadas 186 senhas que serão distribuídas a partir de uma hora antes de cada sessão.
Caso sobrem senhas das vagas para atendimento prioritário, estas devem ser distribuídas no momento da entrada, 5 minutos antes da sessão.

As sessões não são recomendadas para portadores de:
- Claustrofobia
- Taquicardia
- Síndrome do pânico
- Labirintite
- Eplepsia
 

Descrições:
“A Janela Mágica”: Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nesta aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, constelações e muito mais.

“Planetas do Universo”: De acordo com pesquisas atuais, encontramos mais de 3000 planetas girando ao redor de outras estrelas. Essas descobertas mexem com a humanidade, pois trazem à tona nossas questões mais profundas: estamos sozinhos no universo? A possibilidade de vida fora da terra, no entanto, continua sendo apenas uma hipótese – e cruzar as enormes distâncias que nos separam desses planetas é quase impraticável. Essa sessão apresenta as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar e, com isso, sensibilizar a todos, do quão única é a Terra. Nosso planeta, um cisco na imensidão do universo, ainda é o ambiente ideal para vida. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível. Será uma oportunidade para conhecermos mais sobre o universo e descobrir a importância de cada um de nós, no respeito e preservação da Terra, para nossa sobrevivência atual e das futuras gerações.

 

 

Sessões para Agendamento Escolar

 Grupos de estudantes, acompanhados de um professor para cada 15 alunos, poderão visitar o Planetário do Carmo, por meio de agendamento prévio realizado pelo e-mail:
agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br
As sessões oferecidas para agendamento escolar acontecem às terças e quintas. São quatro horários de exibição: às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Cada apresentação tem aproximadamente 40 a 60 minutos de duração.
Mais informações pelo telefone: (11) 2522 4669.
As sessões escolares ocorrem nos meses letivos, ou seja, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro. As escolas devem chegar ao Parque com no mínimo 60 minutos de antecedência do horário da sessão, para que as filas de estudantes sejam organizadas e a equipe do Planetário possa dar as boas vindas e fornecer as primeiras orientações.

Informações gerais para as escolas:
1. Recomendamos que o ônibus chegue no mínimo 60 minutos antes do início da atividade, pois é necessário um tempo para visitação a exposição e a midiateca, em seguida ida aos sanitários e organização dos alunos.
2. O desembarque dos visitantes será no estacionamento do Planetário do Carmo, localizado na Av. John Speers, nº 137.
3. Em caso de chuva ou garoa, trazer guarda-chuva ou capa por precaução, pois estamos localizados em uma área livre do Parque do Carmo e o estacionamento não possui cobertura.


 



 

 

 

↑ voltar

 

 

 

________________________________________________________________________________

 

 Como chegar no Planetário do Carmo (clique aqui para ver as linhas de ônibus):

 

CONTATO | UMAPAZ