Encontros Água Boa em São Paulo: Cenários, Práticas e Soluções

5º Encontro Água Boa em São Paulo: Água e Educação

Dia:
18 de novembro, sexta-feira
Horário: das 13h às 17h30

Inscriçõesaqui

 

Especialistas convidados da Cidade de São Paulo e do Estado do Paraná apresentarão programas institucionais em educação ambiental, cases e experiências sobre a abordagem do tema Água na educação, buscando uma aproximação dos cidadãos com a AGUA, pois vivemos o “Afastamento intencionado” dos rios urbanos do convívio com os habitantes das grandes cidades, ocasionando ausência da consciência com os valores da base da vida.
No formato de “Roda de Conversa”, os convidados apresentam os trabalhos que desenvolvem, expõem cenários, desafios e potencialidades. Há momentos para o público também participar da roda, dialogando com os especialistas.

Convidados do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional:

Rosani Borba
Possui Licenciatura em letras português, pós-graduação em gestão e educação ambiental, mestranda em ensino pela Unioeste.
Prof. do ensino fundamental na rede municipal de Foz do Iguaçu, há 13 anos na equipe de educação ambiental da prefeitura, coordenadora da sala verde.

Lucilei Bodaneze Rossasi
Possui graduação em Biologia - Faculdades Reunidas de Administração. Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1991). É especialista em Biologia, pela mesma Instituição (1998). Especialista em Educação (2008). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos. Especialista em genética pela UFPR (2014). É docente há 26 anos (SEED/PR) e Educadora Ambiental da Itaipu Binacional.

 

 Convidados da UMAPAZ/Prefeitura de São Paulo:

Caio Ferraz
"Documentarista ambiental especializado no tema da Água, entre os documentários que dirigiu estão o webdoc“Entre Rios”, que conta a história da cidade de São Paulo sob a perspectiva de seus cursos d’água, e a websérie do projeto independente “Volume Vivo”, que aborda a escassez e a gestão da água na Grande São Paulo. Composta por três episódios, a websérie aborda desde as questões da má gestão da água ilustrada pela lógica de buscar água sempre mais longe, enquanto se despeja esgotos nos cursos de água locais, até a importância dos serviços prestados pela floresta para a manutenção do ritmo do ciclo da água e os impactos do desmatamento na fixação de água no continente."

Rene Costa
Mestre em Geografia pela FFCLH- Universidade de São Paulo, USP. Graduado em Ciências Biológicas pela UNESP- Rio Claro.
Coordena a Divisão de Educação Ambiental do Departamento de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1/SVMA, responsável pela articulação e participação em programas e projetos de conservação e revitalização socioambiental no território da Subprefeitura do Butantã e pelo desenvolvimento de ações de Educação Ambiental no ensino formal e não formal. Atuou como Professor, Coordenador e Diretor de Escola na Rede de Ensino do Município de São Paulo.

Luiz de Campos Júnior
Geógrafo, 55 anos, tem formação nas áreas das Ciências da Terra, Gestão Ambiental, Educação e Comunicação.
Atuou como professor de Geografia, formador de educadores e pesquisador de metodologias didáticas. Trabalha com a temática dos “rios invisíveis” de São Paulo desde 1995 e em 2010 criou - juntamente com o arquiteto José Bueno - a iniciativa RIOS & RUAS, que realiza palestras, oficinas e expedições pelos cursos dos rios urbanos soterrados.

José Roberto Marinho Bueno
Conhecido por José Bueno tem raízes profundas na Arquitetura e na arte Aikido. Sonhar grande, fazer pequeno e começar logo é seu mantra preferido. Como mestre em Aikido tem viajado o Brasil e o mundo inspirando pessoas com suas experiências como faixa preta em harmonia para diversos públicos. É o fundador do Instituto Harmonia que oferece experiências criativas na formação de novas lideranças, do campo educação vivencial e da sustentabilidade. Por dez anos foi convidado especial nos programas de desenvolvimento de lideranças da Amana-Key. É um dos criadores da iniciativa Rios & Ruas que pretende revitalizar os rios esquecidos em São Paulo a partir da reconexão da população com o fluxo das águas na cidade. Suas intervenções como "Arquiteto Social" iluminam a importância da experiência sensorial como fonte de transformação pessoal, social e urbana.

 

Histórico:

No dia 12 de abril de 2016, foi realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Seminário ÁGUA BOA EM SÃO PAULO, neste evento que além de dialogar sobre a situação da água no planeta e no Brasil, foi apresentado o conceito, método e práticas do programa “Cultivando Água Boa” da Itaipú Binacional. Na ocasião, foi celebrado o Termo de Parceria entre Itaipú e Prefeitura de São Paulo através da Secretaria do verde e do Meio Ambiente. Visando difundir e debater a gestão da água no município paulistano, projetos e iniciativas de cuidados com a água na cidade, desenvolvido pelo poder público e por ONGs e coletivos, o termo estabelece a realização de 5 (cinco) encontros.
Os Encontros “Água Boa em São Paulo” têm como objetivo a difusão de boas práticas em gestão participativa de bacias e micro bacias hidrográficas, com base na metodologia do Programa Cultivando Água Boa da Itaipú Binacional, criado em 2003 e premiado pela ONU como melhor programa do mundo em gestão de águas.

Nestes cinco encontros pretende-se promover o diálogo e a troca de saberes e experiências, organizadas em rodas de conversa entre os convidados do programa “Cultivando Água Boa” e lideranças destes temas na cidade de São Paulo e região.

A metodologia dos encontros estabelece três rodadas de diálogos entre convidados e participantes. Num primeiro momento os convidados se apresentam e relatam experiências, na segunda rodada de conversa, o público participa sentando-se na roda junto com os convidados. Na terceira rodada, os convidados apresentam cenários, potencialidades e desafios e na rodada final, o público é convidado novamente para interagir com os convidados.

1º Encontro: Água e Agrofloresta

O primeiro encontro sobre o tema “ÁGUA E AGROFLORESTA” ocorrerá em 19 de julho, terça-feira, na UMAPAZ, seguindo a metodologia participativa de Rodas de Conversa. Na ocasião também será montada uma exposição sobre os conteúdos do seminário, permanecendo aberta a visitação até o final do ano.

Público: Gestores Públicos, Prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo, Parlamentares ligados a questão da água, agricultura urbana e preservação ambiental, Integrantes dos Comitês de Bacias, ONGs, coletivos e movimentos sociais, Universidades, Agricultores e Empresas do setor de Agronegócios, Estudantes de área a fins, Comunidades de áreas de mananciais e Mídia.

Dia: 19 de julho de 2016, terça-feira
Horário: das 13h às 17h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).
 

Programação:

13h00 - Recepção do público participante visitando a Exposição “Cultivando Água Boa”

13h30 - Apresentação do Programa Cultivando Água Boa, por Sidnei Carlos da Silva (Itaipu Binacional) e Programa Água Boa em SP, por Monica Pilz Borba (UMAPAZ)

14h00 - Primeira Roda de Conversa: Relato de Experiências – Convidados Itaipu Binacional: Ronaldo Juliano Pavlak, gestor do Programa Água Boa e Luiz Antonio Arruda, agricultor; convidados UMAPAZ à confirmar

14h45 - Segunda Roda de Conversa: participação do público

15h30 - Terceira Roda de Conversa: potencialidades, cenários e desafios com os convidados

16h00 - Intervalo para lanche

16h30 - Quarta Roda de Conversa: participação do público

17h30 - Encerramento

 Vagas: 150

Inscrições encerradas!

 

2º Encontro: Água e Saúde (fitoterapia)

O segundo encontro com o tema “ÁGUA E SAÚDE com ênfase em fitoterápicos ” ocorrerá em 16 de agosto, terça-feira, na UMAPAZ, seguindo a metodologia participativa de Rodas de Conversa. Na ocasião também será montada uma exposição sobre os conteúdos
do seminário, permanecendo aberta a visitação até o final do ano.

Dia: 16 de agosto de 2016, terça-feira
Horário: das 13h às 17h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Programação preliminar

13h00 - Recepção do público participante
visitando a Exposição “Cultivando Água Boa

13h30 - Apresentação do Programa Cultivando Água Boa
por Sidnei Carlos da Silva (Itaipu Binacional) e Programa Água Boa em São Paulo por Mônica Pilz Borba (UMAPAZ)

14h00 - Primeira Roda de Conversa: Relato de Experiências

Convidados Itaipu Binacional:

Sra. Liziane Kadine A de Moraes, Gestora do Programa Cultivando água Boa da Itaipú Binacional;
Sra. Teolide Parizotto Turcatel, Representante da Agricultura Familiar no Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde;
Sra. Elenir Langner Rudek, farmacêutica, coordenadora do Projeto APL (Arranjo Produtivo Local) no Município de Toledo-PR.

Convidados UMAPAZ:

Sra. Ana Zilda (Ana do Mel), agricultora orgânica na Região de Parelheiros-SP;
Sra. Sandra Aparecida Jeremias, farmacêutica, Representante Técnica de Assistência Farmacêutica na Secretaria Municipal de Saúde;
Sra. Sandra Maria Pereira da Silva, engenheira agrônoma, Pesquisadora Científica em Plantas Medicinais e Aromáticas da EMBRAPA;
Sr. Ricardo Ghelman, médico, Especialista em Medicina Antroposófica e pesquisador na USP e UNIFESP

14h45 - Segunda Roda de Conversa: participação do público

15h30 - Terceira Roda de Conversa: potencialidades, cenários
e desafios com os convidados

16h00 - Intervalo para lanche

16h30 - Quarta Roda de Conversa: participação do público

17h00 - Encerramento

Vagas: 150

Inscrições encerradas!
 

3º Encontro: Água e Segurança Alimentar

O terceiro encontro com o tema “ÁGUA E SEGURANÇA ALIMENTAR ocorrerá em 20 de setembro, terça-feira, na UMAPAZ, seguindo a metodologia participativa de Rodas de Conversa. Na ocasião também será montada uma exposição sobre os conteúdos do seminário, permanecendo aberta a visitação até o final do ano.

Dia: 20 de setembro 2016, terça-feira
Horário: das 13h às 17h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.
Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Programação preliminar

13h00 - Recepção do público participante
visitando a Exposição “Cultivando Água Boa

13h30 - Apresentação do Programa Cultivando Água Boa
por Sidnei Carlos da Silva (Itaipu Binacional) e Programa Água Boa em São Paulo por Mônica Pilz Borba (UMAPAZ)

14h00 - Primeira Roda de Conversa: Relato de Experiências

Convidados Itaipu Binacional:

- Sra. Jaciara Reis Nogueira Garcia, nutricionista responsável técnica concursada da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e Integrante do Comitê Gestor da Agricultura Sustentável da Itaipu Binacional;
- Sr. Sergio Angebhen, engenheiro agrônomo coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável e Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional.

Convidados UMAPAZ: 

- Sr. Marcelo Mazeta Lucas, graduado em Filosofia e Especialista em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância e Coordenador de Segurança Alimentar Nutricional dentro da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE/COSAN);
- Sra. Solange Cavalcante da Silva Redolfi, nutricionista e pedagoga no Núcleo de Gestão Descentralizada (CO1/SVMA) e do Centro de Referência em Segurança Alimentar Nutricional;
- Sra. Christiane Araujo Costa, socióloga, mestre em Saúde Pública e Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da PMSP;
- Sra. Valéria Maria Macoratti, agricultora orgânica e Presidente da Cooperativa de Agroecologia dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas).
 

14h45 - Segunda Roda de Conversa: participação do público

15h30 - Terceira Roda de Conversa: potencialidades, cenários
e desafios com os convidados

16h00 - Intervalo para lanche

16h30 - Quarta Roda de Conversa: participação do público

17h00 - Encerramento

Vagas: 150

Inscrições encerradas!

 

4º Encontro: Água e Resíduos Sólidos

Como a disposição inadequada de resíduos sólidos impacta na gestão das águas e meio ambiente urbano?

A UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz realizará o encontro “Água e Resíduos Sólidos”. Este será o quarto dos cinco encontros programados para este ano dentro do programa “Água Boa em São Paulo que tem como objetivo a difusão de boas práticas em gestão participativa de bacias e micro bacias hidrográficas da Cidade de São Paulo, com base na metodologia do “Programa Cultivando Água Boa” da Itaipu Binacional criado em 2003 e premiado pela ONU como melhor programa do mundo em gestão de águas.

Especialistas convidados Da Cidade de São Paulo e da Bacia do Paraná 3 apresentarão programas institucionais, experiências em: gestão do sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos, incluindo a compostagem da fração orgânica, resíduos sólidos domésticos que chegam as Estações de Tratamento de água, Estações de tratamento de Esgoto e aos Piscinões da cidade.

No formato de “Roda de Conversa”, os convidados apresentam os trabalhos que desenvolvem, expõem cenários, desafios e potencialidades. Há momentos para o público também participar da roda, dialogando com os especialistas.

Convidados do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional:

Paulo Henrique Squinzani - Possui Pós-Graduação em Agrimensura e Geoprocessamento e Graduação em Engenharia Ambiental na Faculdade União das Américas, UNAMERICA, Foz do Iguaçu/PR, desde 2005 realizou estágio na secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Atualmente Diretor do Departamento de Meio Ambiente, atuando como Coordenação do comitê gestor; Gestor de educação ambiental; Coordenação do grupo de Formadores de Educadores Ambientais (FEA) no município; Técnico de referencia na área de coleta seletiva pelo programa cultivando água boa; Elaboração de projetos relacionados ao meio ambiente para solicitação de recursos a nível federal; Gestão do Aterro Sanitário Municipal; Elaboração dos licenciamento ambientais para as atividades da prefeitura municipal; Orientação técnica sobre o licenciamento ambiental para os empreendimentos do município; Planejamento e execução do Programa de Coleta Seletiva; Acompanhamento das atividades realizadas pela ACARESTI; Responsável pelo correto funcionamento do sistema de tratamento de esgoto do terminal turístico Alvorada do Itaipu; Coordenação das atividades realizadas pelo Horto Municipal; Acompanhamento das atividades de adequação de estradas rurais, conservação de solo, isolamento com cerca na mata ciliar e plantio de árvores no Corredor Biológico e na faixa de proteção do Lago de Itaipu.


Simone Frederigi Benassi - Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP - Rio Claro e mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP - São Carlos, desde 2002 trabalha na Itaipu Binacional como gestora do Programa de Monitoramento e Avaliação Ambiental, com experiência na área de ecologia aquática e Saneamento, atuando principalmente nos seguintes temas: limnologia de reservatórios, gestão ambiental, avaliação ambiental de rios e reservatórios. Na área de Saneamento e Resíduos vem atuando em parceria com a FPTI (Fundação Parque Tecnológico de Itaipu) na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Resíduos pelos municípios do Oeste do Paraná.

 

Convidados da UMAPAZ/Prefeitura de São Paulo:

Jetro Menezes Cychinigff - Gestor e auditor ambiental, especialista em Saneamento Ambiental e docente superior. Consultor ambiental nas áreas de resíduos sólidos. Foi coordenador do Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de São Paulo, ex-diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Franco da Rocha e Coordenador de Programas de Projetos na Secretaria de Obras, Serviços e Habitação na Prefeitura de Mairiporã. Professor na Oficina Municipal e no Senac Jundiaí nas áreas de resíduos sólidos e coleta seletiva e Consultor Ambiental da ONG Eco Cultural. Colunista da Revista Plurale, colaborando com artigos sobre Sustentabilidade. Atualmente é Diretor de Divisão Técnica de Difusão e Projetos de Educação Ambiental na Umapaz.

Fernando Elias Alves de Mello - Graduado em Engenharia Civil/Edificações, representante da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, atua na Prefeitura de São Paulo ha 16 anos, onde adquiriu ampla experiência nas áreas de obras e uso e ocupação do solo. Atuou como: Técnico de Aprovação, Coordenador de Obras da Subprefeitura e Subprefeito da Subprefeitura de São Mateus.

Representante da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP (A confirmar)

Karine Piedade Pedrosa - Graduada em Engenharia Ambiental. Atua na Prefeitura de São Paulo ha 7 anos, onde trabalhou em conjunto com AMLURB na implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo. Atualmente participa de programas junto ao Estado de São Paulo, como o Córrego Limpo e ligações factíveis de esgoto.

Genivaldo Inácio - Técnico de Sistema de Saneamento na ETE ABC/SABESP; Pos-graduação em Gestão Ambiental no SENAI Mario Amato; exerceu a função de encarregado da ETE ABC de 1998 à 2013 e atualmente ocupa o cargo de suporte a operação da ETE ABC.
 

Obs: No saguão da UMAPAZ ocorre a exposição de painéis do Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional.
 

Dia: 18 de outubro de 2016, terça-feira
Horário: das 13h às 17h30
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Vagas: 150

Inscrições encerradas!

 

 

Promoção:
• Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo
• UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz
• Instituto Ecoar para Cidadania

Apoio: Itaipu Binacional

Realização:
• UMAPAZ
• Ecoar
• Itaipu Binacional

Para mais informações: +55 (11) 5908-3800 / 3801