Oficina da Palavra: Arte Literária e Produção Criativa de Textos

 

 

Objetivos: Conhecer os recursos culturais e linguísticos utilizados por autores brasileiros e estimular a produção oral e escrita de textos articulados com os valores da cultura de paz.

Justificativa: como vivemos numa sociedade moderna e letrada somos frequentemente compelidos a ler, interpretar e escrever em circunstâncias diversas. Podemos dizer que isso exige de nós não só uma constante interação através da própria ação leitora, mas também uma certa habilidade para a comunicação escrita. A proposta desta oficina da palavra é oferecer uma visão sobre a natureza e a função dos textos em exercícios práticos de criatividade, leitura e redação utilizando os diferentes gêneros textuais presentes em nosso cotidiano contribuindo para a ampliação da competência linguística do participante por meio de reflexões e práticas que o conduzam à atividade processual da escrita.


Conteúdo:

- Texto e textualidade;
- Gêneros textuais e interação;
- Teoria dos hemisférios cerebrais;
- Etapas do processo criativo;
- Técnicas que possibilitam o fluir da escrita e o desenvolvimento da expressão: escrita rápida, cluster, imaginação criativa.

Bibliografia:

KOCH, I.VILLAÇA, ler e compreender os sentidos do texto, Contexto, São Paulo, 2006.
----------------------, a inter-ação pela linguagem, Contexto, São Paulo, 1995.
----------------------, o texto e a construção dos sentidos, Contexto, São Paulo, 1997.
MAINGUENEAU, D., análise de textos de comunicação, Cortez, são Paulo, 2005.
RICO, GABRIELE L., writing the natural way, Tarcher, Los Angeles, 1983

 

Facilitadoras:
Cladir Costa Gabriel Garcia - graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Rádio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Participante das Danças Circulares, da oficina do diálogo e cursos oferecidos pela UMAPAZ, é professora convidada da UMAPAZ na Oficina da Palavra desde 2012.
Maricy Montenegro - Fonoaudióloga, Arte educadora, Master Practitioner em Programação Neurolinguística, com especialização em arte, ecologia e sustentabilidade. Educadora da Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ, contando com 30 anos de experiência no trabalho com grupos para o desenvolvimento da comunicação, expressão oral, corporal, plástica, escrita e da criatividade.

Coordenação: Estela Gomes e Maricy Montenegro
Vagas: 40 (haverá seleção entre os 80 primeiros inscritos)
Público: educadores, professores de português e interessados em geral.

Dias: 4, 11, 18 e 25 de abril; 2 e 9 de maio de 2016, segundas-feiras.
Horário: das 9h às 12h
Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera
Av. Quarto Centenário, 1268 - Acesso pelo Portão 7A

Inscrições encerradas!