Transformando os conflitos socioambientais dentro dos princípios da Cultura de Paz

 

A proposta deste programa é oferecer um campo de reflexões e partilha de práticas aos profissionais e cidadãos que lidam diariamente com as questões da violência. Uma ação profissional amparada na Cultura de Paz busca desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para a introdução de mudanças no comportamento das pessoas, levando em conta o equilíbrio da coletividade e amparando o desenvolvimento de um ser humano autoconsciente, apto a gerenciar seus estados internos e exercer sua ação no mundo de maneira equilibradora.

Para resolver pacificamente os conflitos, não basta que as pessoas estejam sensibilizadas, é necessário que estejamos preparados para compreender os conflitos, para escutar, com respeito, as razões de cada um, para dialogar e desenvolver o processo de tecelagem de acordos, utilizando formas de comunicação não violenta. Esse processo é um aprendizado contínuo e contribui para a resiliência e a solidariedade social.

01/03/16 - Apresentação do curso
Comunicação compassiva e diálogo (Técnicas de Mediação de Conflitos)
08/03/16 - Diversidade humana, cultural e econômica na
Cidade de São Paulo- Relações de Vizinhança e Poder
15/03/16 – A Política de Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo
22/03/16 - A Politica de Recursos Hídricos na Cidade de São Paulo e seus conflitos
29/03/16 -Educação e Consumo
05/04/16 - Avaliação do curso e certificação

Vagas: 50
Facilitação: Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso, Maricy Montenegro, Miriam Helena Bueno Falótico, Estela Maria Guidi Pereira GomesRicardo Fraga Oliveira e Sandra Maria Diniz Pordeus.
Coordenação: Glacilda Pinheiro Corrêa Pedroso.
Público: conselheiros de meio ambiente e Cultura de Paz, integrantes dos CADE regionais vinculados às subprefeituras, administradores de parques, educadores, estudantes e funcionários públicos.

Dias: 1, 8, 15, 22 e 29 de março de 2016 a 5 de abril de 2016, terças-feiras.
Horário: das 18h às 22h.
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Acesso pelo portão 7A.

Inscrições: aqui